Após 14 anos longe das telas, o terror do acampamento Crystal Lake está de volta. Produzida pelo estúdio A24, a série Crystal Lake promete ser o revival da franquia Sexta-Feira 13, agindo como um “prelúdio expandido” do primeiro filme, de 1980.
Bryan Fuller, autor de séries como a renomada Hannibal, será o roteirista e showrunner do projeto, que contará com Victor Miller, o roteirista do filme original, entre os produtores executivos. Apesar de ainda não se ter muitos detalhes revelados, a série está sendo descrita como um drama, no estilo de Bates Motel.
Vale lembrar que, no primeiro filme, quando os assassinatos se iniciam no acampamento Crystal Lake, o icônico Jason Vorhees ainda não aparece em sua forma clássica. Além de o filme possuir um dos maiores plot twists do terror, quase como um Psicose ao contrário.
O pedido pela série foi feito pelo serviço de streaming Peacock, que pertence à NBC nos Estados Unidos. Além disso, mais nenhum detalhe foi revelado, sendo necessário aguardar os próximos anúncios por parte da produção.
A volta de Jason Vorhees? O que esperar de Crystal Lake
Conforme citado, ainda não há muitos detalhes divulgados sobre a série, mas estima-se que explore o passado do famoso serial killer. Vale lembrar que o personagem foi alvo de uma grande disputa judicial entre Victor Miller e Sean Cunningham, o diretor do filme original.
Em maio desse ano, Miller saiu vitorioso, obtendo os direitos do roteiro e personagens principais, mas não sobre o título Sexta-Feira 13 e nem sobre o conceito de Jason adulto ou a famosa máscara de hóquei, que só foi introduzida no terceiro filme.
Porém, Rob Barsamian, o atual detentor dos direitos que Miller não conseguiu ganhar, incluindo o título e a máscara, também será um dos produtores executivos da série. Isso significa que há uma chance de ver o icônico visual do assassino presente na nova série.
A última aparição de Jason nos cinemas se deu no reboot de 2009 dirigido por Marcus Nispel e estrelado por Jared Padalecki. Cunningham foi um dos produtores desse filme, que faturou US$ 91 milhões nas bilheterias mundiais, mas mesmo assim, foi um fracasso de crítica, atingindo 26% de aprovação.
Em 2017, um jogo baseado na franquia foi lançado, permitindo que o jogador assuma não só o papel de sobrevivente, mas também do próprio Jason Vorhees, aterrorizando o acampamento Crystal Lake. O jogo está disponível para os consoles PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One e PC.