Vencedor do Globo de Ouro 2023, de Melhor Filme Internacional, o longa “Argentina 1985”, colocou a América do Sul no pódio da premiação. O troféu também reforça as chances do filme levar para casa o Oscar, que acontecerá em março, no qual também concorre pela mesma categoria. O filme está disponível no Prime Vídeo e é um dos destaques da plataforma.
Baseado em fatos reais, traz a história do julgamento de figuras públicas na Argentina, na década de 1980, onde puniu os responsáveis pelos horrores durante a Ditadura Militar no país, após o golpe em 1976.
Sinopse do filme
Dirigido por Santiago Mitre e estrelado por Ricardo Darín, retrata como o período comandado por militares é uma mancha na história da Argentina. Conta a história da dupla de promotores, Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo, que decidiram investigar e processar os responsáveis pelas torturas e mortes que ocorreram durante o regime. Eles encontram diversas barreiras para enfrentar os militares influentes na época e travam uma guerra contra poderosos.
No discurso quando recebeu o Globo de Ouro, Darín falou sobre a conquista da Copa do Mundo e como o prêmio completou essa felicidade para o país: “Para todas as pessoas da Argentina, depois da Copa do Mundo, esta é uma grande alegria”.
Bem avaliado
Além de levar o prêmio tão importante, Argentina 1985 também é sucesso entre a crítica e o público. De acordo com a avaliação do agregador Rotten Tomatoes, o longa argentino possui uma nota de 97% de aprovação. No Audience Score, também possui uma aprovação de 98% dos críticos, o que também agrega o público na mesma opinião.
Outros prêmios
O longa também garantiu o prêmio de audiência no Festival Internacional de Cinema de San Sebastian, que foi exibido em outros festivais, inclusive no Rio de Janeiro, além de Veneza e Londres.