Doença de Huntington: o que é a doença sofrida por Miranda em Olhar Indiscreto?
No último dia de 2022, a Netflix lançou a série Olhar Indiscreto, produção brasileira bastante inspirada em obras de Alfred Hitchcock, como, obviamente, Janela Indiscreta. Na trama, Miranda, uma hacker, fica fascinada ao assistir os acontecimentos do apartamento ao lado, cuja moradora é uma garota de programa. Quando sua vizinha sai por um fim de semana, o voyeurismo dá um passo à frente quando Miranda vai até o apartamento que tanto olha.
O elenco conta com Débora Nascimento como Miranda, enquanto Emmanuele Araújo interpreta Cleo, a vizinha garota de programa. Além da dupla, estão, também, na produção Nikolas Antunes, Ângelo Rodrigues, Débora Duarte e Tânia Alves.
Ao todo, são dez episódios com cerca de 40 minutos. Você pode conferir o trailer abaixo.
O que é Doença de Huntington?
Uma das características importantes de Miranda, que funciona como um motor para a trama, é a doença de Huntington. A protagonista pode ou não estar desenvolvendo a doença hereditária, cujos sintomas são causados pela perda marcante de células em uma parte do cérebro denominada gânglios da base.
Esse dano no cérebro afeta as capacidades motoras, cognitivas (como pensamento e memória) e psiquiátricas (humor, equilíbrio emocional etc.). No caso da série, é essa condição que faz com que Miranda narre e recapitule tudo a todo momento, com o pretexto de que a doença poderia estar afetando sua cognição, mais especificamente, sua memória.
Filhos que tenham pai ou mãe afetado pela Doença de Huntington possuem 50% de chance de herdar a condição. Os primeiros sintomas aparecem lenta e gradualmente entre os 30 e 50 anos. É importante ressaltar que não existe cura ou um tratamento eficaz para a doença, apenas tratamento paliativo.