Não é muito fácil capturar o sentimento de uma guerra. Desolação, sobrevivência, ação e muitos outras emoções e situações fazem parte de todo esse escopo, sendo possível até mesmo focar em um momento específico.
Abaixo, vamos listar filmes distintos que estão disponíveis na Netflix, mas todos com uma coisa em comum: a guerra.
Corações de Ferro
Na reta final da Segunda Guerra Mundial, um grupo de cinco soldados é encarregado de atacar Nazistas dentro da própria Alemanha. A missão pode parecer suicida, mas o grupo é liderado por Wardaddy, personagem de Brad Pitt, que usa toda a sua experiência para treinar o novato Norman, interpretado por Logan Lerman, a lutar. O filme combina a ação da guerra com a sensação de aventura em equipe, tendo ótimas dinâmicas entre seus personagens.
A Lista de Schindler
Também situado na Segunda Guerra Mundial, o trabalho mais aclamado da carreira de Steven Spielberg mostra outra faceta do embate. Sem armas, tiros e explosões, A Lista de Schindler apresenta algumas das maiores atrocidades cometidas durante o Holocausto. As imagens fortes retratam o que foi a perseguição para com judeus e toda a repressão imposta pelo governo Nazista.
Nada de Novo no Front
Voltando um pouco na história, Nada de Novo no Front mostra o início do sentimento patriótico alemão durante a Primeira Guerra Mundial. O filme nos mostra a vida do adolescente Paul Baumer e seus amigos Albert e Muller, que se alistam voluntariamente no exército alemão com a notícia de uma iminente guerra na Europa. Logo, o sentimento de amor à pátria é substituído frente aos horrores da guerra e o ódio nutrido por todos que nela batalham.
Guerra ao Terror
Mesmo depois de duas guerras mundiais e centenas de acordos de paz, o mundo segue um caos. Após os ataques terroristas em 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos lançaram uma campanha intitulada Guerra ao Terror. O filme de Kathryn Bigelow, com o mesmo nome, nos mostra um esquadrão anti-bomba no Iraque e todo o nervosismo que é estar em um país em estado de sítio.
A Hora Mais Escura
Na mesma toada, Bigelow repetiu a dose do combate ao terror em A Hora Mais Escura. O filme consegue ser mais cru e brutal do que o anterior, mostrando torturas, operações e toda a logística empregada pelo exército na busca por Osama bin Laden e demais membros da Al-Qaeda. Durante a obra, vemos como ocorreu a invasão do Paquistão pelos americanos.