Em 2022, diversas personalidades influentes se despediram do público. Entre elas, personalidades da música, televisão e até mesmo da monarquia inglesa. E devido à relevância de muitos deles, as pesquisas no Google bombaram atrás de mais informações.
Entre as mortes, as mais pesquisadas foram: Paulinha Abelha, vocalista do grupo de forró Calcinha Preta; rainha Elizabeth II e o apresentador Jô Soares. A morte da monarca, inclusive, foi uma das que mais chocou o mundo, tendo em vista que a lucidez da falecida rainha era sempre elogiada.
Na lista de buscas do Google do ano de 2022, foi possível destacar o top 10 das pesquisas sobre personalidades falecidas do ano, considerando seu impacto e relevância na sociedade. Mas é possível identificar que metade da lista é composta por grandes nomes da música.
De Erasmo à Olavo: personalidades falecidas mais buscadas no Google
- Paulinha Abelha
A cantora Paulinha Abelha morreu no dia 23 de fevereiro deste ano. De acordo com as informações, o estado de saúde da cantora foi motivado por uma bactéria no cérebro.
- Rainha Elizabeth II
A Rainha Elizabeth II morreu no dia 8 de setembro, aos 96 anos, no Castelo Balmoral, na Escócia. De acordo com o atestado de óbito, foi por “velhice”.
- Jô Soares
Jô Soares morreu aos 84 anos, no dia 5 de agosto, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP), onde estava internado com um quadro de pneumonia. A causa da morte não foi revelada.
- Gal Costa
A cantora morreu aos 77 anos, no dia 11 de novembro. Ela havia dado uma pausa em shows após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita. A causa da morte não foi revelada.
- Erasmo Carlos
O Tremendão morreu aos 81 anos no dia 22 de novembro, em um hospital na Barra de Tijuca, no Rio de Janeiro. O cantor, que sofria com complicações de uma síndrome edemigênica, passou por uma internação de nove dias nove dias no Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro.
Logo depois, foi levado às pressas para o mesmo local, mas não resistiu.
- Guilherme de Pádua
O ex-ator Guilherme de Pádua, assassino da atriz Daniella Perez, morreu no dia 6 de novembro, vítima de um infarto, aos 53 anos.
- Claudia Jimenez
A atriz faleceu dia 20 de agosto, no hospital Samaritano, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro. De acordo com a assessoria de imprensa da TV Globo, a humorista teve uma insuficiência cardíaca.
- Olavo de Carvalho
Conhecido como o “guru” de Bolsonaro, o escritor morreu aos 74 anos, no dia 25 de janeiro, em um hospital na região de Richmond, na Virgínia, Estados Unidos. Segundo a filha, Heloísa de Carvalho, em uma rede social, a causa da morte foi Covid-19.
- Elza Soares
A lendária cantora morreu aos 91 anos, no dia 20 de janeiro, por causas naturais.
- Ludmila Ferber
A cantora gospel e pastora Ludmila Ferber morreu aos 56 anos, no dia 26 de janeiro deste ano. Ela fazia tratamento contra um câncer de pulmão desde 2018.