O título programado para passar no Domingo Maior é o renomado Argentina, 1985, concorrente ao Oscar 2023 como Melhor Filme Estrangeiro.
Se você quer assistir a este título aclamado pela crítica, saiba que ele não está disponível na Netflix, mas sim no streaming Amazon Prime Video, sem necessidade de aluguel, apenas a assinatura do streaming.
Trama de Argentina, 1985 é baseada em fatos reais
Dirigido por Santiago Mitre e escrito em parceria com Mariano Llinás, o longa conta com Ricardo Darín, Gina Mastronicola e Francisco Bertín no elenco.
A narrativa acompanha os promotores Julio Strassera e Luís Moreno Ocampo, que enfrentam pressões políticas e militares para reunir uma equipe legal capaz de processar os militares que responsáveis pela ditadura argentina, período de guerra do país conhecido como “Guerra Suja”.
O Julgamento das Juntas foi histórico em questões de números e para a justiça argentina: iniciado em 22 de abril de 1985, o processo civil contra os líderes militares durou cerca de 530 horas de audiências e envolveu 850 testemunhas. Ao todo, 709 casos foram julgados pelos juízes.
Reconhecido internacionalmente, Argentina, 1985 foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023, consolidando-se como uma produção relevante não apenas para o cinema latino-americano, mas também para o público interessado em história e direitos humanos.
O filme está disponível no Amazon Prime Video desde 21 de outubro de 2022, com duração de 2h 20min. Apesar de não constar no catálogo da Netflix, a obra oferece uma narrativa intensa sobre justiça, coragem e memória histórica, tornando-se uma referência para quem deseja compreender o impacto da ditadura argentina e o pioneirismo do Julgamento das Juntas.