Nesta quarta-feira (16/07), a Netflix adicionou ao seu catálogo Jogos Patrióticos, clássico de ação estrelado por Harrison Ford e baseado no best-seller de Tom Clancy.
Lançado originalmente em 1992, o filme acompanha o ex-agente da CIA Jack Ryan em uma missão arriscada para proteger sua família após impedir um atentado terrorista em Londres.
Curiosidades sobre “Jogos Patrióticos”
Após frustar um atentado do IRA (Exército Republicano Irlandês), Ryan torna-se alvo de vingança do grupo e vê sua vida e a de seus familiares ameaçadas. O filme marca a segunda aparição do personagem Jack Ryan nos cinemas.
Jogos Patrióticos foi um sucesso dos anos 90 e faz parte de uma franquia com quatro adaptações para o cinema sobre o agente Jack Ryan. Além deste, os outros filmes da saga são Caçada ao Outubro Vermelho (1990), Perigo Real e Imediato (1994) e A Soma de Todos os Medos (2002).
Originalmente, o personagem Jack Ryan havia sido interpretado por Alec Baldwin no primeiro longa. No entanto, Ford assumiu o papel após conflitos de agenda e, segundo rumores, também por conta do comportamento de Baldwin durante as filmagens e sua exigência salarial de US$ 4 milhões.
Outro destaque de Jogos Patrióticos está em sua ambientação: foi o primeiro filme a obter autorização para filmar cenas diretamente no quartel-general da CIA, em Langley, nos Estados Unidos.
Na biografia de Harrison Ford, é revelado que o longa teve dois finais alternativos. Em um deles, Jack Ryan afogava o vilão interpretado por Sean Bean; no outro, o matava com uma facada no coração.
Ambos foram rejeitados por plateias em sessões-teste: o primeiro por parecer passivo demais, e o segundo por ser considerado violento em excesso para um herói como o de Ford. Um terceiro final foi então filmado e é o que aparece na versão definitiva do longa.