Fazendo sucesso nos cinemas, F1 – O Filme se destacou com a crítica e público não só por seu elenco de peso ou seus efeitos visuais de alto nível, mas também por sua trama bem construída, que combina drama esportivo e a intensidade do mundo do automobilismo.
E apesar de previsível, o catártico final do filme também possui um papel importante na recepção positiva da trama. Entretanto, vale destacar que ele não fazia parte dos planos originais de Joseph Kosinski, pois em entrevista ao portal GQ, o diretor revelou que um desfecho diferente foi encenado.
ATENÇÃO: SPOILERS A SEGUIR. Prossiga com cautela.
De acordo com o cineasta, o jovem piloto Joshua Pearce, interpretado por Damson Idris, é quem venceria a corrida no final. Contudo, Kosinski revelou que o momento chegou a ser encenado, mas não sabe se de fato ele foi filmado, ou se serviu apenas para despistar curiosos.
O diretor também destacou que, embora a vitória de Sonny Hayes, personagem de Brad Pitt, já fosse antecipada por muitos, isso não diminui o impacto do final de F1 – O Filme. Afinal, considerando toda a trajetória do personagem, o desfecho se torna ainda mais emocionante e significativo.
Mais sobre F1 – O Filme: detalhes sobre o longa
Apesar de ter sido um nome de peso da Fórmula 1, Sonny Hayes acabou sendo obrigado a abandonar o esporte por conta de um terrível acidente ocorrido na década de 1990. Com isso, ele passou a trabalhar como taxista e participar de algumas competições de modalidades de menos prestígio para se manter.
Porém, quando Joshua “Noah” Pearce surge como o novo prodígio da equipe Apex Grand Prix, Sonny ganha uma nova chance de resgatar seus dias de glória ao ser contactado por um antigo amigo para se tornar o mentor do novato, ajudando-o a garantir a vitória da equipe.
Além de Brad Pitt e Damson Idris, o elenco do filme ainda inclui nomes como Kerry Condon, Tobias Menzies, Kim Bodnia, Javier Bardem, Shea Wigham, Joseph Balderrama, Sarah Niles, além de diversos pilotos reais do esporte. F1 – O Filme permanece em cartaz nos cinemas nacionais. Assista ao trailer: