Como os filmes da Sessão da Tarde são escolhidos? Globo revelou como faz a escolha

No ar há mais de 50 anos na TV Globo, a “Sessão da Tarde” é um dos mais famosos programas da televisão brasileira, tornando-se famoso por apresentar milhares de filmes para diferentes audiências das mais variadas faixas etárias. E com o tempo, estes filmes se tornam “clássicos” para o público.

Principalmente produções como A Lagoa Azul ou As Branquelas, que já foram reprisados algumas vezes na programação. Entretanto, a “Sessão da Tarde” também já abriu espaço para títulos recentes e até mesmo filmes de outros países, fora do eixo entre Brasil e Estados Unidos.

E recentemente, como parte da celebração dos 60 anos da Globo, o G1 publicou um vídeo esclarecendo como é feita a escolha dos filmes que serão exibidos, levando em conta pontos como a época do ano, dados de audiência e até mesmo o que foi exibido no noticiário do dia.

Seleção de filmes e distribuição na programação

A equipe por trás do programa conta com um extenso catálogo de filmes nacionais e internacionais, divididos por gêneros e temas, por onde cruza listas geradas pelo sistema com os índices de audiência e resultados de pesquisas com consumidores para que seja possível começar a estruturar a grade.

Com isso, é feito um planejamento anual com cerca de 300 opções, que por sua vez são revisadas no início de cada trimestre. Além disso, também podem ocorrer ajustes semanais, buscando dar espaço a filmes que tenham a ver com acontecimentos relevantes recentes.

Análise do contexto externo

Conforme citado anteriormente, informações exibidas em noticiários também podem fazer com que a programação da “Sessão da Tarde” seja alterada, na intenção de exibir filmes pertinentes a um assunto em alta ou, pelo contrário, optar por produções mais leves caso algum evento grave esteja acontecendo.

Além disso, época do ano também pode influenciar diretamente na escolha. Afinal, períodos de férias escolares, como julho e dezembro, pedem por produções mais infantis e familiares, enquanto o início do ano costuma ter espaço para títulos com mensagens inspiradoras ou um tom mais leve.

Os filmes mais exibidos pela Sessão da Tarde

Apesar do programa ser lembrado pelas reprises de diversas produções, a “Sessão da Tarde” tem uma regra que diz que um mesmo filme não pode ser reprisado em menos de seis meses. Ainda assim, estes foram os 10 filmes que mais foram exibidos pelo programa ao longo dos anos:

  • Ghost – Do Outro Lado da Vida (25 vezes)
  • A Lagoa Azul (22 vezes)
  • Encontro de Amor (19 vezes)
  • De Repente 30 (19 vezes)
  • De Volta À Lagoa Azul (18 vezes)
  • Um Príncipe em Nova York (17 vezes)
  • Curtindo a Vida Adoidado (17 vezes)
  • Férias da Família Johnson (16 vezes)
  • Edward Mãos de Tesoura (15 vezes)
  • A Família Buscapé (15 vezes)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.