Em entrevista ao The New York Times, Ryan Coogler, diretor de Pantera Negra (2018) e do mais recente Pantera Negra: Wakanda para Sempre (2022), revelou como seria a produção caso Chadwick Boseman estivesse vivo. O ator faleceu em 2020, aos 43 anos, devido a um câncer de cólon.
“[A primeira versão] era absolutamente nada parecido com o que fizemos,” afirmou Coogler. “Seria uma história de pai e filho da perspectiva de um pai, porque o primeiro filme foi de pai e filho da perspectiva dos filhos. No roteiro, T’Challa era um pai que teve cinco anos de ausência forçada da vida do filho”, relatou.
Em Vingadores: Guerra Infinita, o super-herói foi uma das pessoas que desapareceram com o estalo do vilão Thanos e retornaram depois de cinco anos. Desta forma, Toussaint, o filho de T’Challa e Nakia, não saberia que seu pai é o Pantera Negra.
Após o retorno de T’Challa do blip, ele conheceria o garoto pela primeira vez. “Escrevemos algumas cenas malucas lá para o Chadwick. Nosso codinome para o filme era ‘férias de verão’, e o filme era sobre esse verão que o garoto passa com o pai”, esclareceu Coogler.
“No seu aniversário de oito anos, eles fazem um ritual em que vão para a floresta e vivem da terra. Mas algo acontece e T’Challa salvaria o mundo com seu filho no colo. Esse era o filme”, concluiu o diretor.
A importância do luto para Pantera Negra 2
A trama apresentada na sequência de Pantera Negra traz o luto da nação de Wakanda diante da morte de seu rei. A morte de T’Challa é citada durante a trama, sendo justificada por uma “doença”, que não foi revelada.
Porém, o luto também era um elemento importante na ideia original. Conforme revelado pelo diretor, o herói carregaria o luto devido à perda de tempo com suas responsabilidades.
“T’Challa estaria de luto pela perda de tempo, você sabe, voltando depois de cinco anos fora. Sendo um homem com tanta responsabilidade para tantas pessoas, voltar após uma ausência forçada de cinco anos seria algo importante que o filme abordaria. O luto foi sempre uma grande parte desse filme”, apontou Coogler.
Pantera Negra: Wakanda para Sempre estreou no dia 10 de novembro deste ano e segue em cartaz nos cinemas. Assista ao trailer: