Atentado em Oklahoma: o que aconteceu com Timothy McVeigh?
Dentre as novidades de abril, a Netflix receberá em seu catálogo o documentário Atentado em Oklahoma: Terror nos EUA. Dirigida por Greg Tillman, a produção revisita um incidente que, antes dos atentados de 11 de setembro, era considerado ataque terrorista mais mortal aos Estados Unidos.
Também considerado o mais mortífero ato de terrorismo doméstico na história do país, o crime aconteceu em 1995 e foi cometido por Timothy James McVeigh, um rapaz que, na época, tinha apenas 27 anos de idade. Veterano da Guerra do Golfo, ele pretendia se vingar do governo pelo Cerco de Waco.
Além disso, McVeigh também pretendia inspirar uma revolta contra a política externa dos Estados Unidos. Desta forma, ele se uniu a Terry Nichols, outro militante de extrema-direita, com quem implantou diversos explosivos no Edifício Federal Alfred P. Murrah.
Estima-se que pelo menos 168 pessoas morreram e mais de 680 ficaram feridas, bem como mais de 300 edifícios foram danificados nas proximidades. Cerca de 90 minutos após a explosão, McVeigh foi parado por um policial rodoviário por dirigir sem placas, e com isso, acabou indo parar na prisão.
Logo que seu nome foi vinculado ao atentado, ele acabou sendo indiciado por onze crimes federais, incluindo o uso de uma arma de destruição em massa. Em 1997, McVeigh foi condenado a morte, e seus atos foram considerados tão vis que, no dia 11 de junho de 2001, ele foi executado por injeção letal.
Mais sobre Atentado em Oklahoma: detalhes sobre o documentário
Conforme citado anteriormente, o novo documentário da Netflix se aprofunda no atentado terrorista ocorrido em 1995, trazendo diferentes perspectivas sobre o trágico acontecimento. Para isso, Atentado em Oklahoma: Terror nos EUA revisita arquivos ligados ao caso.
Além disso, a produção ainda conta com reconstituições do ocorrido e depoimentos de diversas pessoas, incluindo jornalistas, autoridades e até mesmo sobreviventes. Atentado em Oklahoma: Terror nos EUA chega ao catálogo da Netflix nesta sexta-feira (18). Assista a trailer: