A associação do Heavy Metal com as forças ocultas não é de hoje. Desde a criação do próprio Rock n’ Roll, o gênero é relacionado ao Diabo e seres obscuros, como o caso de Robert Johnson, grande músico de Blues e um dos precursores do Rock, que diziam ter feito um pacto com o Diabo.
Além disso, bandas como os Beatles e Led Zeppelin também utilizavam-se de temas envolvendo ocultismo e bruxaria como temática em suas músicas, por mais que isto não se refletisse em sua estética ou mesmo musicalidade.
Muitos músicos e bandas ajudaram a popularizar a relação entre o Metal e o satanismo, como foi o caso de Dio, famoso por seu símbolo das “mãos chifradas” e a banda Venom, que utilizava-se do satanismo como símbolo e temática bem no fim dos anos 70.
Porém, existem bandas que vão além, e conseguem causar um profundo desconforto no ouvinte, entregando uma música obscura e misteriosa. A lista abaixo traz algumas das músicas mais obscuras já feitas no Heavy Metal.
Black Sabbath, Tool, Rammstein: músicas de arrepiar a espinha
A lista abaixo apresenta músicas de bandas que mesclam diferentes subgêneros em sua sonoridade, mas conseguem entregar uma atmosfera sombria desde sua temática até sua construção. As letras envolvem bruxaria, satanismo, canibalismo e até mesmo a sensação de se ter um aneurisma.
- Rammstein – Mein Teil
- Tool – Prison Sex
- Meshuggah – Bleed
- Sunn O))) – Big Church (megszentségteleníthetetlenségeskedéseitekért)
- Metallica – The Thing That Should Not Be
- Megadeth – The Conjuring
- Slipknot – Purity
- Danzig – Until You Call on the Dark
- Celtic Frost – A Dying God Coming into Human Flesh
- Black Sabbath – Black Sabbath