De Rock Star a Assassino: onde está Bertrand Cantat hoje?

No ano de 2003, um crime brutal chocou a França, deixando cicatrizes profundas na história do país. Trata-se do caso da atriz Marie Trintignant, assassinada por seu então companheiro, o músico Bertrand Cantat, que foi o vocalista e guitarrista da banda de rock Noir Désir.

Recentemente, o caso foi revisitado através do documentário De Rock Star a Assassino: O Caso Cantat, que chegou ao catálogo da Netflix nesta semana. Contudo, apesar de se aprofundar na história, uma dúvida que a produção deixou no ar é sobre o paradeiro de Cantat após o ocorrido.

O músico passou a se relacionar com Trintignant enquanto ainda estava casado com Krisztina Rády, a diretora artística do Instituto Húngaro em Paris, com quem teve dois filhos. Já atriz, que era mãe, se separou do segundo marido para ficar com Cantat.

image 162

Até que em julho de 2003, durante uma viagem para a Lituânia, o músico acabou atacando Trintignant depois de ver que ela recebeu uma mensagem do ex-marido. Por conta dos diversos golpes na cabeça e no rosto, ela acabou morrendo, e Cantat foi sentenciado a oito anos de prisão em 2004.

Todavia, após cumprir apenas quatro anos, ele conseguiu a liberdade condicional, o que gerou protestos de diversos grupos de direitos das mulheres na França e da família de Trintignant. Depois de deixar a prisão, Cantat tentou retomar as atividades com o Noir Désir, mas foi deixado pelos colegas de banda.

Atualmente, ele segue fazendo músicas em carreira solo e junto de Pascal Humbert, com quem forma o duo Detróit, mas se tornou persona non grata em diversos festivais, uma vez que suas aparições costumam gerar protestos por parte do público.

Mais sobre De Rock Star a Assassino: detalhes do documentário sobre o crime de Bertrand Cantat

Através de materiais de arquivo, depoimentos inéditos reportagens e entrevistas com pessoas próximas à vítima, como o músico Richard Kolinka e a cantora Lio, o novo documentário da Netflix visa não só recontar os fatos do infame crime, mas também fazer um alerta sobre o feminicídio no mundo da fama.

Mergulhando profundamente na história, De Rock Star a Assassino: O Caso Cantat ainda critica a romantização da violência e a passividade ao lidar com agressores quando estes são figuras de destaque. A produção está disponível exclusivamente na Netflix. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.