Desde o lançamento de Hereditário em 2018, Ari Aster foi considerado, junto à nomes como Jordan Peele e Robert Eggers, como um dos grandes expoentes de um terror calcado no horror psicológico e em uma atmosfera sufocante, fortalecido por tramas angustiantes e interpretações viscerais.
Porém, apesar de seu primeiro longa-metragem ser de 2018, o trabalho do diretor começou há bastante tempo antes. Desde 2008, Aster produz alguns curtas-metragens que já demonstravam seu estilo de direção, com produções envolventes e analíticas.
Fã assumido das obras de diretores como Roman Polanski, Ingmar Bergman e John Carpenter, o jovem Aster se formou em cinema pela Santa Fe University of Art and Design (SFUAD) em 2010, mas já havia dirigido seu primeiro curta em 2008.
Desde então, além de seus longas-metragens de sucesso, que incluem ainda Midsommar – O Mal Não Espera a Noite (2019) e o futuro Beau Is Afraid, Aster coleciona em sua carreira 8 interessantíssimos curtas-metragens que valem a conferida do público.
A coisa estranha sobre Aster: conheça os curtas do diretor
Embora seus curtas não tenham ligação direta com o profundo horror dramático presente em seus longas atuais , Aster comprova como soube utilizar todo seu aprendizado e experiência com a temática de suas primeiras obras audiovisuais para nos causar incômodo, pavor e aflição.
- Herman’s Cure-All Tonic (2008)
Enquanto vende um produto emblemático inventado por seu pai, um farmacêutico luta com pedidos obsessivos e críticas severas de seus clientes. Enquanto isso, seu pai também o pressiona devido ao seu comportamento raivoso e desprezível. O filme foi feito no Conservatório AFI.
- The Strange Thing About the Johnsons (2011)
Um drama de terror doméstico sombrio sobre os laços que unem e os laços que realmente unem.
- TDF Really Works (2011)
Um anúncio falso para um dispositivo chamado de “Tino’s Dick Fart”.
- Beau (2011)
A viagem de um homem neurótico de meia-idade (para visitar sua mãe) é adiada indefinidamente quando suas chaves são misteriosamente retiradas de sua porta. Ele é posteriormente assombrado por uma cadeia cada vez mais sinistra de eventos perturbadores.
O curta está indisponível devido à restrição por parte da produtora A24.
- Munchausen (2013)
Uma mãe, incapaz de enfrentar o desgosto de seu filho indo para a faculdade, atrasa sua partida deixando-o doente. Infelizmente, ela vai longe demais, é impotente para reverter o que iniciou e é forçada a enfrentar as consequências insondáveis de seu egoísmo.
- Basically (2014)
Uma jovem atriz brilhante, mas de língua ácida, conduz o espectador através das labutas de sua vida privilegiada em uma série de quadros clínicos.
- The Turtle’s Head (2014)
Um detetive envelhecido e comicamente nojento (e muito mulherengo) é distraído de um grande caso de sua carreira quando começa a desenvolver uma misteriosa condição médica.
- C’est La Vie (2016)
Em uma série de quadros clínicos que compreendem uma espécie de diário de viagem apocalíptico pelas ruas de Los Angeles, um sem-teto agressivo repreende o espectador sobre as circunstâncias de sua vida e o erro de tudo.