O que é a Síndrome de Grinch e por que ela tem esse nome?
Nem todo mundo ama o Natal. Na verdade, tem gente que odeia tudo que remete à época do Papai Noel. É o caso do Grinch, personagem literária que tenta roubar todos os presentes para impedir as festas de final de ano. A partir do protagonista de Como o Grinch Roubou o Natal, criou-se a Síndrome de Grinch.
Os portadores dessa síndrome têm emoções e sentimentos negativos quando o Natal está chegando. Dessa forma, surgem sentimentos como medo, tristeza, melancolia e até mesmo estresse, falta de energia, irritação, desconforto, desinteresse, e distúrbios do sono.
O que faz você odiar o Natal?
É possível estar ligado à Síndrome de Grinch por diferentes motivos. Um dos principais valores do Natal é a solidariedade. Porém, algumas pessoas enxergam a data como hipócrita. Afinal, por que praticamente esses valores apenas próximo do Natal e não o ano inteiro?
Outro ponto de crítica é o consumismo desenfreado da data. Para muitos, Natal é sinônimo de presente e representa um dos momentos de maior lucro para os mais diversos setores de negócio. Essa associação é conflitante com uma data supostamente cheia de valores e qualidades distintas da materialidade.
Como desperta sentimentos como tristeza, melancolia e ansiedade, a Síndrome de Grinch e todo o asco com Natal pode ser associado a algum trauma.