Embora ele não seja único, o Universo Cinematográfico da Marvel é um dos mais famosos universos compartilhados da indústria audiovisual, considerando o sucesso que ele conquistou, principalmente com o público. Além disso, ele também ficou conhecido suas histórias que geralmente se complementam.
E para o cineasta e co-CEO da DC Studios James Gunn, este segundo ponto é a diferença crucial entre o DCU, o universo idealizado por ele ao assumir o comando do estúdio junto de Peter Safran, e o MCU. Em entrevista ao portal Collider, ele comentou sobre funcionamento de sua concorrente.
“Eu não penso no DCU como sendo, ‘Oh, essa é uma história que estamos contando em vários filmes e programas de TV sobre um grande mal.’ Eu não quero ter que fazer, como um membro da audiência, a lição de casa para ter que ver cada coisa”, relatou Gunn.
Desta forma, o cineasta apontou o grande problema das inúmeras conexões que a Marvel precisa fazer em todas as suas produções, obrigando o público a consumir diversas atrações para entender a história. Em seguida, Gunn garantiu que no caso do DCU, as tramas serão desenvolvidas individualmente.
“É mais um universo conectado que existe dentro de um lugar, que é o DCU, que terá diferenças dependendo de quem são os artistas, os diretores e os designers de produção que estão fazendo os programas”, completou.
James Gunn diz que planejamento da DC será diferente da Marvel
Apesar de ter anunciado um planejamento de pelo menos 10 anos para a construção do novo DCU, James Gunn esclareceu em suas redes sociais que o planejamento dos projetos do estúdio será feito de uma forma totalmente diferente de como a Marvel Studios costuma fazer.
Ao ser questionado por fãs no Threads sobre o planejamento de uma agenda de lançamentos baseada em linhas do tempo assim como a concorrente, Gunn explicou que embora vários filmes e séries tenham sido anunciados, eles só serão iniciados quando o o trabalho criativo for devidamente aprovado.
“[O DCU] não será exatamente como a Marvel porque nada é aprovado antes de termos um roteiro finalizado”, disse ele, apontando que este é um dos problemas centrais do estúdio comandado por Kevin Feige, que constantemente precisa regravar suas produções por apressar o desenvolvimento.