É possível que a categoria de Melhor Documentário seja uma das mais visadas do Oscar, uma vez que ela tem o intuito de premiar produções que levam para a as telas surpreendentes histórias reais, que muitas vezes conseguem ser mais impactantes do que qualquer trama ficcional.
E na 97ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, que será realizada no próximo ano, uma obra distribuída pela Netflix está entre as apostas de diversos portais especializados para a categoria por conta de um documentário de peso criado por Angela Patton e Natalie Rae.
Sucesso no Festival de Sundance deste ano, Filhas estreou na plataforma em agosto deste ano, e conquistou 100% de aprovação da crítica no site Rotten Tomatoes. Diversas análises classificaram a obra como comovente e emocionante, além de elogiarem sua forma de apresentar sua história.
Para a Variety, o documentário possui altas chances de ganhar a estatueta este ano, ultrapassando até mesmo produções da National Geographic que podem estar no páreo. Mas apesar da Netflix já ter submetido Filhas para a candidatura ao Oscar, resta aguardar o anúncio oficial da Academia para confirmar se a obra realmente disputará o prêmio.
Mais sobre Filhas: detalhes sobre o documentário
Quatro meninas, chamadas Aubrey, Santana, Ja’Ana e Raziah, preparam uma apresentação de dança especial para quando forem reencontrar seus pais, que estão encarcerados. A ação faz parte do programa “Date with Dad”, idealizado por uma prisão de Washington D.C. para fortalecer o vínculo entre famílias separadas pelo sistema carcerário.
Para assistir à apresentação, os pais passam por sessões de terapia e, posteriormente, são convidados a vestirem trajes semiformais para que possam se reencontrar com suas filhas para um doce e emocionante momento de proximidade.
Acompanhando principalmente a perspectiva das meninas, o documentário explora o impacto emocional que a ação causa, mostrando como o amor familiar pode ser o caminho para a redenção de muitos presidiários. Filhas está disponível exclusivamente no catálogo da Netflix. Assista ao trailer: