A contagem regressiva para a 97ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, ou simplesmente Oscars 2025, já começou. E embora existam outros grandes troféus de cinema, é inegável que a premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é uma das mais populares entre o público.
Apesar da entrega do prêmio acontecer somente em março do próximo ano, o público fica curioso para saber quem são os possíveis concorrentes. E considerando o desempenho do filme Ainda Estou Aqui no cinema internacional, os brasileiros tem ainda mais motivos para estarem ansiosos.
Mas o fenômeno de Walter Salles não é o único concorrente de peso. Afinal, os cinemas foram bastante movimentados em 2024 por conta de diversos lançamentos que impressionaram o público e a crítica, tornando a disputa extremamente acirrada por uma vaga no Oscar.
Nesta semana, a Academia começou a divulgar títulos que estão entre os possíveis candidatos, e a partir do dia 17 de dezembro, a organização deve liberar as pré-listas da premiação. Apesar do afunilamento de opções, os filmes elegíveis só serão definidos posteriormente.
O encerramento da votação das candidaturas chega ao fim no dia 12 de janeiro de 2025, e a partir do dia 17, finalmente serão revelados os indicados ao Oscar 2025. Já no dia 2 de março, os vencedores serão premiados na cerimônia que será realizada no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia.
Quem vai apresentar o Oscar 2025
Tão importante quanto a entrega dos prêmios, a escolha de um anfitrião carismático para apresentar a cerimônia de entrega dos Oscars também é essencial, influenciando a imersão e o engajamento do público. E com a saída do apresentador Jimmy Kimmel, a escolha para a vaga se tornou incerta.
Mas apesar de até mesmo nomes como Hugh Jackman e Ryan Reynolds terem sido cogitados, no dia 15 de novembro, a Academia acabou anunciando o veterano de talk shows e comediante Conan O’Brien como apresentador da 97ª edição do Oscar.
O apresentador celebrou em suas redes sociais, expressando gratidão pela oportunidade. “Isso é incrível! Eu recebi um Oscar”, brincou O’Brien em um vídeo publicado pela Academia e pela emissora ABC. A escolha foi elogiada por representantes da instituição.