Nesta terça-feira (12/11), a Rede Globo exibe na Sessão da Tarde o filme “Harriet – O Caminho para a Liberdade”, um drama biográfico sobre Harriet Tubman, no qual teve uma ótima recepção com a crítica e teve duas indicações ao Oscar em 2020.
Na trama, acompanhamos a história de Harriet Tubman, uma mulher que se destacou como ativista política em uma época sombria dos Estados Unidos, durante a Guerra Civil. Ela foi responsável por ajudar centenas de escravos a fugirem do sul do país, após ter conseguido escapado da escravidão em 1849. Suas ações contribuíram fortemente para que a história tomasse um novo direcionamento.
O filme não está disponível na Netflix, mas é possível encontrá-lo nas plataformas do Prime Video, Google Play e Apple TV no formato de aluguel.
Mais informações de Harriet – O Caminho para a Liberdade
Lançado em 2019, o filme contou com direção de Kasi Lemmons, que escreveu o roteiro com Gregory Allen Howard. Estrelado por Cynthia Erivo como Tubman, a trama também teve no elenco Leslie Odom Jr., Joe Alwyn, Jennifer Nettles e Janelle Monáe em papéis coadjuvantes.
Uma curiosidade em torno da produção é que inicialmente a ideia era ter Viola Davis no elenco, mas infelizmente a atriz ficou de fora. Apesar disso, o longa-metragem teve uma boa recepção e possui no Rotten Tomatoes um índice de aprovação de 72%, com base em 141 avaliações. No consenso geral do site, foi dito que: “Harriet serve como um sincero tributo a uma figura central da história estadunidense — embora tenha sido prejudicada por sua abordagem frustrantemente formulada”.