Dirigido por Walter Salles, o filme Ainda Estou Aqui é um dos grandes projetos da carreira do cineasta não só por estar se destacando em diversas premiações internacionais, mas também por ser o primeiro projeto de Salles em 16 anos, desde o clássico Linha de Passe, de 2008.
Escrito por Murilo Hauser e Heitor Lorega, o longa é baseado no livro de mesmo nome escrito por Marcelo Rubens Paiva e lançado em 2015. E vale destacar que o manuscrito foi baseado em eventos reais da vida do escritor, que sofreu um grande trauma ao testemunhar o desaparecimento de seu pai.
Rubens Beyrodt Paiva foi um engenheiro civil e político brasileiro que, em 1962, se tornou deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Quando o Golpe Militar teve início em meados de 1964, ele se opôs aos eventos, e devido ao fato de ter participado da CPI do IBAD, teve seu mandato cassado.
Rubens chegou a ser exilado na Europa, mas em certa ocasião, acabou decidindo reencontrar sua família, com quem se mudou para o Rio de Janeiro. No local, voltou a trabalhar como engenheiro e fundou alguns jornais. Contudo, em 1971, ele se tornou alvo dos militares por seu apoio aos exilados.
Após ser preso, Rubens acabou sendo dado como desaparecido pouco tempo depois. 40 anos mais tarde, foi descoberto que na realidade, ele havia sido assassinado naquele mesmo ano. E a luta por justiça de sua esposa, Maria Lucrécia Eunice Facciolla, é o tema do livro e do filme.
Mais sobre Ainda Estou Aqui: trama e elenco do filme
Depois que seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, desaparece, a vida de Eunice sofre uma drástica mudança. Enquanto luta para criar seus cinco filhos, ela se envolve em uma busca incansável por seu companheiro, que se tornou alvo dos militares.
O elenco do filme conta com nomes como Fernanda Torres, Selton Mello, Fernanda Montenegro Antonio Saboia, Valentina Herszage, Maeve Jinkings, Dan Stulbach, Marjorie Estiano, Humberto Carrão, entre outros. Ainda Estou Aqui chega aos cinemas nesta quinta-feira (7). Assista ao trailer: