Com o sucesso da série documental Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho, produzida pelo Globoplay, os holofotes se voltaram para o mundo da contravenção, aumentando as buscas para conteúdos que abordassem o assunto em sua trama.
Motivada por isso, a Netflix resolveu desenvolver sua própria produção sobre o tema. Ainda sem título, a série será desenvolvida por Heitor Dhalia, conhecido por filmes como O Cheiro do Ralo e À Deriva. No geral, o cineasta trabalha com muitas produções baseadas em eventos reais.
E isso não deve mudar com o projeto da Netflix, que será inspirado pelas histórias da contravenção carioca e seu envolvimento com o mundo das escolas de samba. Até o momento, a produção ainda não recebeu uma previsão de estreia na plataforma.
Enquanto isso, é possível aproveitar outra série que também está disponível no catálogo do Globoplay. Narrada por Marcelo Adnet, Lei da Selva – A História do Jogo do Bicho também se aprofunda na história da contravenção, mas investiga desde suas origens.
Ao longo de quatro episódios, a produção mostra como uma rifa como uma rifa criada pelo barão João Batista Viana Drummond para impedir o fechamento do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro acabou caindo na ilegalidade. Confira o trailer abaixo:
Nova temporada de “Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho” pode não acontecer
Embora a equipe de Vale o Escrito tenha anunciado seu interesse em desenvolver uma 2ª temporada, ela pode acabar não acontecendo por falta de participantes. Isso porque após a repercussão da série, nenhuma outra pessoa ligada ao mundo da contravenção quis colaborar com as filmagens.
Com isso, o projeto acabou sendo engavetado. Uma possibilidade estudada pela emissora é de contar histórias sobre os contraventores sem contar com depoimentos das figuras reais. Desta forma, prevaleceriam entrevistas com especialistas e simulações com atores interpretando relatos.