Lançado em 1992, o filme “Mudança de Hábito” é uma comédia policial musical que se tornou um clássico da década de 90, ao apresentar Whoopi Goldberg em um dos papeis mais marcantes da sua carreira.
Na trama, acompanhamos a história de Deloris Van Cartier (Goldberg), uma cantora que acidentalmente testemunha um brutal assassinato cometido pelo seu namorado, Vince, que é um gângster. Por causa disso, ela precisa de proteção e o detetive Eddie Souther (Bill Nunn), é encarregado disso, enquanto procura o assassino.
Para mantê-la disfarçada, Deloris é colocada no programa de proteção às testemunhas e é mandada para um convento em São Francisco disfarçada de freira. Nesse local, ela recebe o nome de irmã Mary Clarence e seu jeito extrovertido faz com que o convento se torne uma festa. No coral, descobre um novo sentido para a vida, chamando a atenção de muitas pessoas, inclusive de Vince.
O filme não está disponível na Netflix, mas é possível encontrá-lo no Disney+.
Mais informações de Mudança de Hábito
O longa-metragem contou com a direção de Emile Ardolino, a partir do roteiro de Paul Rudnick. Ao lado de Whoopi Goldberg, a produção também contou no elenco com Maggie Smith, Kathy Najimy, Wendy Makkena, Mary Wickes e Harvey Keitel. Na época do lançamento, o filme foi um sucesso de bilheteria e foi uma das comédias de maior sucesso financeiro do início da década de 1990, arrecadando US$ 231 milhões em todo o mundo contra um orçamento de US$ 31 milhões.
Com a crítica especializada, a recepção não foi diferente e concedeu muitos elogios. No Rotten Tomatoes, a comédia possui 71% de aprovação, com base em 30 avaliações. O consenso do site afirma: “Procurando uma doce comédia musical sobre uma testemunha de um crime se escondendo de assassinos em um convento? Há uma freira melhor do que Mudança de Hábito .”