Apesar de ser um dos “mais jovens” assassinos slasher dos cinemas, Art, o Palhaço já se tornou uma figura extremamente popular para o terror. Com seus trajes monocromáticos, sorriso macabro e atos brutais, ele foi a força motriz que elevou a franquia Terrifier ao estrelato.
Criado pelo cineasta Damien Leone, o personagem surgiu pela primeira vez em 2009 no curta The 9th Circle, mas só ganhou a atenção do público com o lançamento do primeiro Terrifier em 2016, quando passou a ser interpretado por David Howard Thornton.
Apesar de pessoas infames da vida real como o palhaço Pogo, alter ego do serial killer John Wayne Gacy, terem servido de inspiração para diversos vilões do cinema, este não foi o caso de Art. Na realidade, o personagem é uma criação totalmente original de Leone, que tentou distanciá-lo de figuras famosas.
O cineasta fez de tudo para deixar Art da forma mais singular o possível, e isso inclui o enigmático silêncio do personagem, que mata suas vítimas sem emitir uma palavra. Além disso, ele também contou com o trabalho impecável de Thornton, que reforça a estranheza em sua atuação.
O ator se inspirou em vários personagens de comédias clássicas, como Charlie Chaplin, Rowan Atkinson e Doug Jones, para construir os trejeitos cômicos de Art, que conflitam com suas atitudes extremamente violentas, o que consequentemente dá origem a um personagem muito único.
“Acho que é uma das piores coisas que já vi o Art fazer”, diz ator de Terrifier 3
Conforme citado anteriormente, Art é conhecido pela brutalidade com a qual ataca suas vítimas nos filmes de Damien Leone. E desde que Terrifier 3 chegou aos cinemas no exterior, ele vem sendo classificado como um filmes dos mais violentos da franquia, causando pânico no público.
Todavia, em entrevista ao portal MovieWeb, o próprio David Howard Thornton confirmou que o público não está exagerando, revelando que ficou enojado ao gravar uma das últimas cenas do filme. “É algo que eu simplesmente não suporto na vida real”, comentou o ator.
Thornton comentou que acredita que o momento foi incluído de propósito por Damien Leone justamente por isso, e ainda destacou que o set de filmagens não colaborou. “[…] O ambiente tornou tudo pior, pois estávamos em uma casa quente e malcheirosa”. Terrifier 3 chega aos cinemas nacionais no dia 31 de outubro. Assista ao trailer: