O grande diferencial dos reality shows para outras produções são sua conexão com a realidade, uma vez que tratam-se de produções que inserem pessoas comuns em interações sociais ou desafios competitivos, despertando a identificação do público com os participantes.
Porém, existem situações que fazem com que os espectadores desconfiem que existe um roteiro por trás dos reality shows, e nem mesmo o programa sul-coreano Guerra Culinária, que se tornou um sucesso depois que chegou ao catálogo da Netflix, escapou das suspeitas.
Conforme os episódios da produção avançavam, o público passou a acreditar que seus episódios eram roterizados, principalmente quando os chefs “White Spoons”, que são cozinheiros renomados, foram eliminados na mesma medida que os “Black Spoons”, que é o time de amadores.
Culinary class wars is fake?
byu/Lanky-Ad-5759 innetflix
Mas apesar da desconfiança, o diretor do programa, Kim Hak-min, aproveitou o espaço em uma coletiva de imprensa para esclarecer detalhes sobre os resultados de Guerra Culinária. Segundo ele, embora as regras do programa fossem “pré-determinadas”, os “resultados não foram manipulados”.
Hak-min afirmou que todos os acontecimentos do programa foram mera coincidência, e ainda revelou que os produtores pensaram em intervir quando os resultados ficaram uniformes. Porém, o reality show continuou suas gravações normalmente e finalizou sem intervenção de roteiro.
Mais sobre Guerra Culinária: 2ª temporada está confirmada
O restaurateur Paik Jong-won e o chef Anh Sung-jae se unem para julgar os pratos de 100 cozinheiros, sendo que 20 deles são chefs de elite enquanto os demais são amadores. A experimentação é feita de olhos vendados e, no fim, haverá apenas um ganhador do prêmio de cerca de 300 milhões de wons.
Com o sucesso de Guerra Culinária rendeu a confirmação de uma 2ª temporada para o programa, que ainda não possui data para ser lançada. Enquanto isso, é possível assistir aos 12 primeiros episódios exclusivamente no catálogo da Netflix.