Com mais dois filmes programados para darem continuidade em sua história, a franquia Velozes e Furiosos está presente nos cinemas ao longo de quase 25 anos. E mesmo com suas produções passando longe de serem as favoritas da crítica, a franquia ainda é um grande fenômeno de público.
Com 11 filmes lançados até o momento, foi seguida uma cronologia baseada na ordem de lançamento de cada um. Entretanto, ao analisar a trama de cada uma das produções, é possível perceber que, na realidade, esta ordem esteve errada durante todo o tempo.
Acompanhando os acontecimentos de cada trama, a cronologia de Velozes e Furiosos se torna mais nítida, e com isso, finalmente se pode entender a ordem correta dos acontecimentos, que por sua vez, também impactam na história dos próximos filmes a serem lançados. Para facilitar, esta seria a ordem mais assertiva:
- Velozes e Furiosos (2001)
- + Velozes + Furiosos (2003)
- Velozes e Furiosos 4 (2009)
- Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011)
- Velozes e Furiosos 6 (2013)
- Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006)
- Velozes e Furiosos 7 (2015)
- Velozes e Furiosos 8 (2017)
- Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw (2019)
- Velozes e Furiosos 9 (2021)
- Velozes e Furiosos 10 (2023)
- Spin-off – Velozes e Furiosos: Hobbs & Reyes (previsto para 2025)
- Velozes e Furiosos 10 – Parte 2 (previsto para 2025)
O principal ponto que influencia nesta ordem é o destino de Han, interpretado pelo ator Sung Kang, que morre em sua “primeira aparição” em Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio, mas reaparece nos filmes seguintes. O filme de 2013 explicaria quem é o responsável, enquanto o de 2003 mostra seu suposto fim.
Filmes extras que também influenciam a história de “Velozes e Furiosos”
De acordo com o portal Adoro Cinema, existem ainda os spin-offs que se passam após Velozes e Furiosos 8 e 10, além de uma prequel não-oficial que mostra o passado de Han. E considerando as histórias apresentadas, as produções complementam ainda mais as tramas da franquia central.
- Turbo-Charged Prelude (2003): narra as aventuras de Brian O’ Conner (Paul Walker) entre Velozes 1 e 2.
- Los Bandoleros (2009): ambientado antes de Velozes e Furiosos 4, o filme mostra Dom se escondendo na República Dominicana, onde se encontra com Han (Sung Kang) e Letty (Michelle Rodriguez).
- Better Luck Tomorrow (2002): apesar de ser um filme independente, o longa é considerado por muitos fãs como um prequel não oficial da franquia, uma vez que mostra Sung Kang interpretando um estudante do ensino médio chamado Han.