Estudo revela que música pode ser uma grande auxiliar na recuperação de cirurgias

Fez uma cirurgia há pouco tempo e está atualmente de repouso – e com um leve tédio batendo? Escutar música é uma ótima forma não só de matar tempo, mas pode até auxiliar na sua recuperação. Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Northstate, na Califórnia, Estados Unidos, fizeram um estudo sobre o tema e apresentaram suas conclusões no Congresso Clínico do American College of Surgeons (ACS) deste ano.

Música pode ajudar a sua recuperação

Os pesquisadores analisaram 35 estudos sobre música e o seu papel no pós-operatório, analisando dados dos pacientes. Eles descobriram que ouvir música depois da cirurgia – tanto em alto-falantes quanto com fones de ouvido – tem efeitos perceptíveis na melhor dos pacientes:

  • Redução dos níveis de dor
  • Níveis de ansiedade reduzidos em 3%
  • Menor uso de opioides
  • Menor frequência cardíaca

Eldo Frezza, autor sênior do estudo e professor de cirurgia na Faculdade de Medicina da Universidade Northstate da Califórnia, explicou à imprensa que os pacientes acordam assustados. “A música pode ajudar a facilitar a transição do estágio de despertar para um retorno à normalidade e pode ajudar a reduzir o estresse em torno dessa transição”, afirmou Frezza.

Segundo os autores, ao ouvir música, os nossos níveis de cortisol – o “hormônio do estresse” – diminuem.

“Embora não possamos dizer especificamente que eles estão com menos dor, os estudos revelaram que os pacientes percebem que estão com menos dor, e achamos que isso é igualmente importante”, explicou Shehzaib Raees, primeiro autor do estudo e aluno de medicina da faculdade que fez a pesquisa. “Ao ouvir música, você pode se dissociar e relaxar. Dessa forma, não há muito o que fazer ou focar, e você pode se acalmar.”

As pesquisas ainda estão no início e elas ainda não sabem algumas variáveis, como se o tempo que o paciente escuta música influencia ou não na recuperação.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.