Francisco de Assis Pereira, popularmente conhecido como o “Maníaco do Parque“, aterrorizou São Paulo na década de 1990, mas acabou sendo preso no mesmo período, acusado de crimes de estupro, estelionato, atentado violento ao pudor e homicídio.
Cometendo seus atos no Parque do Estado, na zona sudeste de São Paulo, onde os corpos de suas vítimas foram encontrados, estima-se que o Maníaco estuprou e matou ao menos sete mulheres, e tentou assassinar outras nove. Como resultado, ele acabou condenado a mais de 260 anos de prisão.
Contudo, Francisco, que está detido desde o dia 4 de agosto de 1998, pode acabar deixando a cadeia a partir de 2028. E isso aconteceu justamente por conta da legislação brasileira na época de sua condenação, que não permitia que ninguém ficasse preso por mais de 30 anos.
Embora uma mudança tenha ocorrido no artigo 75 do código penal em 2019, aumentando o limite de cumprimento de pena para 40 anos, a nova regra só se aplica aos atos cometidos a partir da vigência da lei. Neste caso, condenações anteriores não são afetadas pela decisão.
O futuro de Francisco ainda é incerto, mas antes de deixar a prisão, o criminoso passará por testes psicológicos. Caso ele seja reprovado, pode acabar sendo preso novamente por meio da manutenção da pena. Há algum tempo, ele havia se declarado uma “pessoa normal”, e se entregou à fé.
Filme do Prime Video conta a história do “Maníaco do Parque”
Dirigido por Mauricio Eça e contando com roteiro de L.G. Bayão, o filme Maníaco do Parque foi lançado recentemente no catálogo do Prime Video, e se baseou nos autos do processo do infame serial killer para desenvolver sua trama, embora seja contado sob a ótica de Elena, uma personagem fictícia.
Na trama, a jornalista tenta se firmar no ambiente de trabalho, e vê nos crimes do assassino uma oportunidade de impulsionar sua carreira. Enquanto isso, Francisco de Assis espalha o medo pela capital paulista, deixando um rastro de sangue por seu caminho.
O elenco do filme conta com nomes como Silvero Pereira, Giovanna Grigio, Mel Lisboa, Marco Pigossi, Xamã, Bruno Garcia, Augusto Madeira, Christian Malheiros, Talita Younan, Arianne Botelho, entre outros. Assista ao trailer de Maníaco do Parque: