Iron Maiden não foi a única banda com Paul Di’Anno

Paul Andrews, mundialmente conhecido como Paul Di’Anno, faleceu nesta segunda-feira (21) aos 66 anos de idade, conforme divulgado por sua família. Ao longo de sua vida, o cantor construiu uma carreira extremamente marcante no heavy metal, mesmo sem nunca ter alcançado o mainstream.

Vale destacar que Di’Anno foi um dos primeiros vocalistas da banda inglesa Iron Maiden, portanto é comum associá-lo constantemente ao grupo. Contudo, o músico já passou por diversos outros projetos que marcaram sua carreira e cravaram seu nome na história da música pesada.

The Paedophiles

Antes de integrar o Iron Maiden, Paul Di’Anno alegou fazer parte de uma banda de hardcore punk conhecida como “The Paedophiles”. Contudo, em meados da década de 1970, ele conheceu Doug Sampson, um dos primeiros bateristas da banda, que lhe convidou para participar.

Iron Maiden

A partir de 1977, Di’Anno tornou-se oficialmente o vocalista do Iron Maiden, e gravou os álbuns Iron Maiden e Killers. Mas apesar do sucesso com o público, o comportamento do cantor se tornou insustentável. Com isso, ele acabou sendo substituído por Bruce Dickinson em 1981.

Di’Anno

No ano seguinte, ele montou sua própria banda, chamada Di’Anno. O vocalista se uniu com John Wiggins, Peter J. Ward, Mark Venables, Kevin Browne e Mark Stuart, mas não demorou para que as atividades da banda fossem encerradas.

Battlezone

Em 1985, Di’Anno se reuniu com músicos de bandas como Tokyo Blade e Legion para fundar a Battlezone, que teve seu nome alterado para “Killers” por um momento. A banda durou até 1998 e gravou 3 álbuns no total.

Killers

Nomeada em homenagem ao segundo álbum do Iron Maiden, a Killers esteve em atividade de 1990 a 2003, e se tornou um projeto totalmente independente da Battlezone. A Killers lançou apenas dois álbuns durante sua existência, e apesar de anunciar um retorno em 2013, não teve continuidade.

Paul Di’Anno

Desde o final da década de 1990, Di’Anno passou a fazer turnês solo, acompanhado de bandas locais de tributo ao Iron Maiden como sua banda de apoio. Desde então, ele apresentava repertórios que reunião canções autorais com tributos à sua antiga banda, além de covers de Ramones e AC/DC.

Warhorse

Também conhecida como Paul Di’Anno’s Warhorse, a banda foi a mais recente tentativa do vocalista de fundar um projeto totalmente autoral. Junto dos guitarristas Ante Pupačić Pupi e Hrvoje Madiraca, ele chegou a lançar uma série de singles, além de um álbum completo que saiu este ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.