Quem são os concorrentes de Ainda Estou Aqui no Oscar?

Depois de mais de 20 anos fora da categoria, parece que o Brasil tem fortes chances de ser indicado de novo ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com o elogiado “Ainda Estou Aqui“. Mas o Brasil não vai ter uma luta fácil na categoria. Confira os principais concorrentes do longa, segundo a lista de apostas da Variety.

“Emilia Pérez” – França

O filme conta a história de uma chefe de um cartel de drogas que assume sua identidade como uma mulher trans e decide começar uma nova vida longe do crime.

“Emilia Pérez” é o grande favorito ao Oscar 2025 de Melhor Filme Estrangeiro. Ele levou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes e o de melhor interpretação feminina – prêmio que ficou dividido entre as quatro estrelas do longa: Selena Gomez, Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón e Adriana Paz.

emilia pérez
Imagem: divulgação/Paris Filmes

“The Seed of the Sacred Fig” – Alemanha

“Recém-promovido a juiz de instrução, Iman luta contra a paranoia e o esgotamento mental em meio à agitação política em Teerã causada pela morte de uma jovem. Quando sua arma desaparece, ele suspeita de sua esposa e suas filhas, impondo medidas severas que desgastam os laços familiares” (sinopse oficial).

Dirigido pelo iraniano Mohammad Rasoulof, o filme chamou a atenção em Cannes, onde recebeu um prêmio especial. Além de ter sido muito elogiado por si só, o filme também tem uma história interessante de produção, já que ele foi gravado em segredo no Irã e o diretor teve que fugir do país em maio para evitar ser preso.

the seed of the sacred fig
Foto: reprodução

“A Garota da Agulha” – Dinamarca

Baseado em uma história real, o longa dinamarquês se passa na Primeira Guerra Mundial e segue uma operária que se vê abandonada, grávida e desempregada. Ela conhece Dagma, que administra uma agência de adoção clandestina, e assume o papel de ama de leite, mas se vê despedaçada após a descobrir a verdade por trás do seu trabalho.

“A Garota da Agulha” também foi exibido em Cannes, onde fez parte da mostra da competição principal. Apesar de não ter sido premiado no festival, ele saiu do evento com um buzz significativo.

the girl with the needle
Foto: reprodução

“Kneecap” – Irlanda

O filme explora o surgimento do grupo de rap Kneecap, que movimentou o país não apenas por causa da música, mas por causa do comportamento desafiador e anárquico dos membros do grupo.

O longa foi o primeiro filme irlandês a estrear no conceituado Festival de Sundance. Apesar de não ter recebido tantos elogios quanto os outros nomes da lista, o filme pode ser um “azarão” para o Oscar 2025.

kneecap
Foto: reprodução

Fonte: Variety.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.