Quando um local é utilizado como cenário para a produção de uma obra audiovisual, é muito comum que ele ganhe notoriedade, atraindo muitos visitantes. E quando se trata de propriedades privadas, é muito comum que as produções acabem elevando o valor de mercado delas.
E isso acabou acontecendo com a Mansão das Heras, uma construção histórica do Rio de Janeiro que serviu de cenário para diversas produções, incluindo a clássica novela Mulheres de Areia, exibida em 1993 pela TV Globo. A fachada se tornou um dos principais cenários em cena.
Construída por volta de 1828 pelo engenheiro inglês William Gilbert Ginty, a casa apresenta uma arquitetura neoclássica e está localizada na região do Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Rodeada por vegetação da Mata Atlântica, a Mansão das Heras possui cerca de 300 mil m² de terreno.
Contando com pelo menos 4 ambientes e 12 quartos, sendo 7 deles suítes, a propriedade está à venda por R$ 37 milhões. Vale destacar que apenas locais específicos da mansão eram utilizados nas filmagens, como a fachada e a área da piscina em Mulheres de Areia.
Mais sobre Mulheres de Areia: trama, elenco e onde assistir a novela
Escrita por Ivani Ribeiro, a novela acompanha os caminhos das gêmeas Ruth e Raquel, que apesar de serem idênticas, possuem perfis totalmente distintos. Isso faz com que uma rivalidade latente esteja sempre presente em suas vidas.
Por interesse, Raquel, que é mais egoísta, acaba se casando com o bem-sucedido Marcos, o namorado da irmã. A doce Ruth, por sua vez, é dada como morta, e isso desencadeia uma série de acontecimentos que abalam a tranquilidade de Pontal D’Areia.
O elenco da novela conta com nomes como Glória Pires, Guilherme Fontes, Marcos Frota, Karina Perez, Laura Cardoso, Humberto Martins, Vivianne Pasmanter, Cleyde Blota, Roney Villela, entre outros. Mulheres de Areia está disponível no catálogo do Globoplay.