No dia 1 de dezembro de 2018, faltando poucas horas para seu aniversário de 22 anos, a jovem Grace Millane acabou sendo assassinada durante uma viagem à Nova Zelândia. A investigação sobre o caso foi iniciada quando não respondeu as mensagens de aniversário, e logo seus pais ficaram preocupados.
O corpo da jovem foi encontrado em uma mala, abandonada em uma região montanhosa. E não demorou para que o suspeito fosse encontrado, pois Jesse Shane Kempson foi um dos principais motivos de Grace ir até a Nova Zelândia durante sua viagem pelo mundo.
No dia 8 de dezembro daquele mesmo ano, Jesse foi indiciado por assassinato, embora tenha negado o crime, alegando que tenha sido uma morte acidental. Contudo, ele acabou sendo culpado por unanimidade por um júri popular em 22 de novembro de 2019, após um julgamento de duas semanas.
Quando as autoridades investigaram a vida de Jesse, encontraram em seu histórico de pesquisas na internet algumas buscas que o ligaram ao crime, tais como “sacos largos” e “pássaros que comem carne”. Desta forma, as suspeitas se tornaram inevitáveis.
Atualmente, ele está cumprindo uma pena de prisão perpétua na Prisão de Auckland, tendo esgotado todos os meios para anular sua condenação. Contudo, o local onde Jesse foi detido tem como objetivo reabilitar os infratores, e não puni-los.
Outros crimes do assassino de Grace Millane
Infelizmente, Grace Millane não foi a única vítima e Jesse Kempson, que estuprou outra turista oito meses antes de se encontrar com a jovem britânica. Inclusive, assim como Grace, ele também havia conhecido a moça através do Tinder, e teria a levado para seu quarto de hotel em Auckland.
Ele ainda enfrentou outros dois julgamentos por crimes sexuais violentos contra duas mulheres após a resolução do caso de Grace, e acabou sendo considerado culpado de todas as nove acusações em ambos. E foi isso que acabou intensificando sua pena.
Recentemente, foi lançado em streaming o documentário Crimes e Mentiras: O Assassinato de Grace Millane, que reúne um time de especialistas para examinar as palavras e ações de Jesse Kempson. A produção está disponível exclusivamente no catálogo da Max.