Ainda que os filmes hollywoodianos sejam a maior referência quando se fala em cinema, o cinema brasileiro também é um dos maiores do mundo e já passou por fases importantes desde que começou a rodar os primeiros curtas em 1896, no Rio de Janeiro.
Desde a sua criação, o cinema brasileiro tem se reinventado para dar vida a filmes cada vez mais inesquecíveis. Com longas que perpassam todos os gêneros da sétima arte, o cinema nacional conta com um repertório riquíssimo de clássicos emocionantes, com enredos envolventes e reviravoltas de deixar os espectadores ansiosos pelo próximo frame.
Há quem se engane pensando que o cinema nacional tenha foco apenas em filmes policiais ou baseados na realidade. Apesar do grande reconhecimento nestes gêneros, a indústria brasileira de cinema também produz drama, suspense, animações e até mesmo filmes de terror.
Referências internacionais
Cidade de Deus, um clássico do cinema nacional, é um sucesso tanto em terra brasilis quando no exterior, tendo sido indicado a Oscars inclusive, mas acontecem situações, como por exemplo no longa As Boas Maneiras, de Marco Dutra e Juliana Rojas, onde o filme é mais bem recebido no exterior do que no próprio país. A lista abaixo traz 6 filmes muito queridos fora do Brasil.
- Bacurau (2019)
Uma ficção científica, pensada como um futuro distópico num panorama real, a história conta sobre uma comunidade ameaçada no interior do sertão nordestino e que sofre com falta de água e de políticas públicas.
- Central do Brasil (1998)
Dora trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. A escrivã ajuda um menino, após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.
- Tropa de Elite (2007)
O cotidiano dos policiais do BOPE, a brigada de operações especiais da polícia militar do Rio de Janeiro. Um capitão tenta encontrar um substituto. Dois novatos se deparam com a podridão instaurada na corporação.
- As Boas Maneiras (2017)
Ana, uma mulher rica e misteriosa, contrata a enfermeira Clara para ser a babá de seu filho que ainda não nasceu. Quando a lua cheia traz o nascimento de uma estranha criança, Clara assume a missão de cuidar do bebê e protegê-lo de outras pessoas.
- Cidade de Deus (2002)
Na Cidade de Deus, a vida é difícil e perigosa, entre o crime organizado e a violência policial. O filme, narrado por Buscapé, conta as histórias trágicas de vários habitantes da comunidade, seguindo também os esforços do protagonista para realizar seu sonho: ser fotógrafo.
- Que Horas Ela Volta? (2015)
A pernambucana Val se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, porém o seu comportamento complica as relações na casa.