Ike Clanton foi um membro de uma associação de foras da lei conhecida como The Cowboys, que entrou em conflito com os homens da lei, Wyatt, Virgil e Morgan Earp, nascido em 1847, vivendo até os seus 30 anos de idade, quando morreu em 1 de junho de 1987.
Clanton ficou famoso por participar no Tiroteio no O.K. Corral, contra os homens da lei, contra o xerife mais temido dos Estados Unidos, Wyatt Earp, onde ambaos sobreviveram, porém, Ike acabou perdendo seu irmão neste conflito, que ocorreu seis anos antes da sua morte.
Em 1º de junho de 1887, aos 40 anos, Ike Clanton foi baleado e morto pelo detetive Jonas V. Brighton perto de Springerville, Arizona, o qual já tentava prender Clanton sob a acusação de roubo de gado e atirou em Clanton após ele tentar fugir em cima de um cavalo.
Documentário da Netflix sobre Earp e os The Cowboys está em evidência
O documentário em formato de série, intitulado como “Wyatt Earp and The Cowboy War”, está em 6º lugar entre os mais assistidos dentro da Netflix, onde conta a história de guerra entre os homens da lei, centralizada em Wyatt Earp, e os bandidos do grupo The Cowboys, narrada pelo ator Ed Harris, sob a direção do cineasta Patrick Reams, onde conta o seguinte, confira o trailer e a sinopse:
Sinopse: “A lendária disputa entre Wyatt Earp e Ike Clanton se desdobra por meio de reconstituições vívidas neste drama documental sobre o tiroteio que definiu uma era.”