A Viúva Clicquot história real: saiba o que o filme deixou de fora

Uma das novidades dessa semana no cinema, o drama “A Viúva Clicquot”, estrelando Haley Bennett (“Sete Homens e um Destino”). O filme é baseado na história de Barbe-Nicole Ponsardin, que desafiou as convenções da sua época ao assumir o comando do seu próprio negócio: a casa de champanhe Clicquot.

Criada em 1772, em Reims, na França, a marca foi criada por Philippe Clicquot, o sogro da Madame Clicquot. Ela se casou com o filho dele, François Clicquot, e passou a comandar os negócios da casa de champanhe ao lado do marido. Quando ele faleceu, Barbe-Nicole desafiou as convenções ao assumir os negócios sozinha. Porém, assim como todo filme inspirado em fatos, o longa toma algumas liberdades.

O longa mostra Barbe-Nicole criando champanhe rosé e apostando na sua invenção mesmo desaconselhada por alguns colegas. De fato, a Madame Clicquot é considerada a criadora do champanhe rosé – o vinho rosé já existia há anos -, mas essa invenção aconteceu em 1818, mais de dez anos depois do que foi mostrado no filme.

ATENÇÃO: spoilers de “A Viúva Clicquot”.

Na época, a lei não permitia que mulheres comandassem negócios, com a única exceção sendo viúvas, que podiam assumir os negócios dos seus falecidos maridos. No filme, ela nega uma proposta de casamento para continuar viúva e não perder a controle da marca. Essa proposta aparentemente nunca aconteceu na vida real, mas, de fato, ela se manteve viúva pelo resto da vida, até os 89 anos idade – 60 depois da morte do seu marido.

madame clicquot
Imagem: reprodução

“A Viúva Clicquot”

“O longa traz a história de Barbe-Nicole Ponsardin – uma viúva de 27 anos que depois da morte prematura do marido – desrespeita as convenções legais e assume os negócios de vinho que mantinham juntos. Sem apoio, ela passa a conduzir a empresa e a tomar decisões políticas e financeiras desafiando os críticos da época e revolucionando a indústria de Champagne ao se tornar uma das primeiras empresárias do ramo no mundo”

Além de Bennett, o filme dirigido por Thomas Napper (“A Roda do Tempo”) conta com nomes como Tom Sturridge (“Sandman”), Natasha O’Keeffe (“Peaky Blinders”), Paul Rhys (“Napoleão”) e Ian Conningham (“Insomnia”).

Fonte: Wine Enthusiast.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.