Atenção, fãs de música indie br! Tem novidade perfeita para vocês chegando esta semana nas plataformas de streaming. Depois de lançar o single “Cútis” em maio, o cantor mineiro Heberte Almeida está lançando seu segundo álbum de estúdio, “Fôlego”, nesta quinta-feira (22).
Você já pode pré-salvar o disco nos streamings de música através deste link.
O nome e a capa do álbum são inspiradas em uma experiência recente do músico: fazer sua primeira aula de natação, aos 40 anos de idade. “Por mais banal que possa soar para algumas pessoas, a experiência tardia, nome de outra faixa do disco, revela questões de acesso que, inevitavelmente, atravessam também a questão racial no Brasil”, conta a divulgação.
O outro sentido do título é o alívio depois de sair de um período conturbado nos últimos anos, como uma pandemia de uma doença com sintomas respiratórios e o movimento “Vidas Negras Importam”, reaceso após o assassinato de George Floyd, asfixiado por um policial nos EUA em 2020.

Falando das letras, este é um trabalho em que Heberte celebra o respiro e a calma, mas sem abandonar as várias dificuldades do cotidiano e as complexidades que vem necessariamente com o fato dele ser um artista negro brasileiro vindo da periferia. Sobre a parte musical, “o álbum desfila por um vasto repertório de ritmos e referências do universo da música negra, passando pelo soul, r&b, rap, afrobeat e samba, finalizando no axé poderoso de ‘Lança'”, conta a divulgação.
Heberte Almeida ficou conhecido na cena musical indie de Minas Gerais por ter feito parte da banda Pelos. Outro trabalho recente dele é a música “Azul”, escrita para a trilha sonora do elogiado filme mineiro “Marte Um” (2022).
Confira a tracklist do álbum “Fôlego”, de Heberte Almeida:
- Cútis
- Experiências Tardias
- Poros
- Temporada
- Em Paz Com O Meu Tempo
- Estardalhaço
- Sol de Setembro
- Intangível
- Passadiço
- Lança
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.