Em 2016, foi lançado o filme “Bem Vindo, Doutor”, uma comédia dramática baseada em uma história real, sobre um médico que precisou se mudar e enfrentar diversos preconceitos para ser aceito por conta da sua cor.
No filme, acompanhamos Seyolo Zantoko interpretado por Marc Zinga, quando acabou de se formar em medicina na capital do Congo, durante os anos 1970. Após receber o diploma, Seyolo é convidado para atuar na área em uma pequena vila francesa e decide levar toda a sua família junto. No local, onde a maioria é branca, a família começa a notar as dificuldades de se adaptar ao local e Seyolo se vê obrigado a conquistar os moradores para que confiem no seu trabalho, enfrentando o preconceito racial diariamente.
Como Seyolo Zantoko morreu?
Em 2006, Seyolo Zantoko estava trabalhando menos, mas acabou falecendo em 2009 por conta de um acidente de carro, quando saiu à noite para atender um paciente. Na época, ele foi enterrado no cemitério da cidade, já que durante o período recebeu a cidadania francesa. Em seguida, sua esposa se mudou para Bruxelas, junto com os filhos.
A história de Seyolo teve essa repercussão quando o filho e cantor Kamini Zantoko, fez uma canção com videoclipe em 2006, narrando como foi a experiência da família durante o período de adaptação. Com colocou o vídeo no Youtube, a canção se popularizou e, em 2012, o filho decidiu escrever a história para que fosse transformada em filme, chamado “The African Doctor” (em francês: “Bienvenue à Marly-Gomont”).