The Crown: Príncipe Philip vai processar a Netflix? Entenda

O Príncipe Philip, que foi casado com a Rainha Elizabeth, considerou processar a Netflix. O motivo: a forma como a sua vida foi retratada em um episódio da popular série The Crown, que mostra a vida da família real britânica.

The Crown é uma produção da Netflix que começou em 2016 e segue, até hoje, em sua recém-lançada quinta temporada, relembrando certos momentos históricos referentes à Família Real Britânica. No entanto, mesmo que várias das representações de pessoas reais feitas por atores na série sejam elogiadas pelo público, nem todos os membros da monarquia ficaram satisfeitos com os resultados.

Segundo o jornal Sunday Times, como repercutido pela Rolling Stone Brasil, o príncipe Philip, já falecido marido da recém-finada rainha Elizabeth II, não ficou satisfeito com a forma que foi retratado na série, em especial em uma cena da segunda temporada, em que era culpado pelos pais pela morte de sua irmã, Cecile.

O rei consorte morreu em 2021 aos 99 anos, mas pouco antes disso ele chegou a discutir a possibilidade de processar a Netflix.

image 48

Para o príncipe Philip, essa representação não era fiel aos fatos e colocava nele a culpa pela morte da irmã. Pessoas próximas a Philip dizem que o rei consorte da Inglaterra se mostrava bastante incomodado com o episódio e teria conversado com conselheiros legais da família real sobre o que poderia ser feito.

Ele acabou decidindo por não fazer nada, seguindo o mantra da sua esposa Elizabeth de “nunca reclamar, nunca se explicar”.

Família real vs. The Crown

Desde a estreia da série, alguns integrantes da realeza britânica já chegaram a se pronunciar sobre o que acham da produção. A princesa Eugenie, filha do príncipe Andrew, afirmou amar a trilha sonora da obra. Enquanto o príncipe William, por exemplo, já declarou várias vezes que não gostou nem um pouco da forma em que sua família é retratada.

De acordo com o atual Príncipe de Gales, a série é “profundamente intrusiva”, oferecendo ao espectador uma “visão perversa e nojenta dos membros mais importantes da família real britânica”.

image 49

Em outra declaração, o primeiro na linha de sucessão ao trono disse que The Crown não representou seus pais assim como na vida real, mas sim “de uma forma falsa e simplista”. O príncipe ainda completou afirmando que “eles estão explorando os meus pais para ganhar dinheiro”.

Por outro lado, seu irmão, o príncipe Harry, não foi tão duro em suas palavras quando questionado sobre o seriado. Segundo Harry, “ela não é extremamente precisa, mas mostra um pouco do estilo de vida da realeza, a pressão de sempre colocar o dever acima da família e quais as consequências disso.”

Já a falecida rainha, Elizabeth II, nunca expressou publicamente sua opinião sobre The Crown. Porém, uma reportagem do jornal Daily Express publicada em 2017 afirma que a rainha assistiu às primeiras temporadas por indicação de seu filho mais novo, o príncipe Edward, e não teria ficado muito feliz com o excesso de drama em alguns momentos.

The Crown conta a história do reinado de Elizabeth II, unindo ficção com realidade para apresentar os bastidores da família real britânica e está disponível no catálogo da Netflix.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.