Após fazer um estrondoso sucesso nos cinemas, arrecadando cerca de US$ 116 milhões mundialmente, e ainda conquistar um Oscar de Melhores Efeitos Visuais, o filme Godzilla Minus One retornou aos cinemas japoneses em janeiro deste ano, mas com uma proposta diferente.
Intitulado originalmente de Godzilla Minus One/Minus Color (ou simplesmente Godzilla Minus One: Em Preto e Branco), à primeira vista o longa pode parecer apenas uma versão monocromática do original, mas o diretor Takashi Yamazaki esclareceu, em entrevista ao portal The Wrap, que mudanças ocorreram.
Segundo ele, não houve uma simples remoção de cor. “O colorista teve o cuidado e o tempo necessário para passar por um processo cuidadoso e muito complexo”, explicou. Ele esclareceu que para gerar o efeito certo, foi necessário trabalhar em cada frame a mão, ajustando o contraste.
A ideia de relançar Minus One em preto e branco se deu pois o filme original do monstro, lançado em 1954, completou 70 anos recentemente. Além disso, Yamazaki destacou que a nova paleta de cores acrescentou um tom ainda mais assustador no filme, trazendo um ar mais realista.
“Para nós, remover a cor de alguma forma aumenta a realidade, sentindo-se quase como um documentário e fazendo o público sentir que Godzilla realmente existe. [Esta versão do filme é] muito mais assustador do que Godzilla Minus One com cor”, apontou o cineasta.
Mais sobre Godzilla Minus One: trama, elenco e onde assistir à nova versão
Carregando a culpa por não ter se sacrificado junto de seus companheiros, o piloto Kamikaze Kōichi Shikishima retorna ao Japão, devastado pela Segunda Guerra Mundial, e tenta enfrentar seu trauma ajudando os sobreviventes a se reestruturarem.
Como se a devastação do conflito já não fosse o suficiente, o terrível Godzilla arruina toda a esperança da população. Com isso, Shikishima se une a um grupo de combatentes que está disposto a arriscar tudo para tentar derrotar a criatura e preservar a vida que ainda resta no país.
O elenco do filme conta com nomes como Ryunosuke Kamiki, Minami Hamabe, Yuki Yamada, Munetaka Aoki, Hidetaka Yoshioka, entre outros. A versão em preto e branco de Godzilla Minus One chegou à Netflix nesta quinta-feira (1), mas a original também está disponível no streaming. Assista ao trailer: