Jean Seberg: causa da morte da atriz que inspirou Seberg Contra Todos

Considerada uma das musas da nouvelle vague do cinema francês, a atriz Jean Seberg nasceu em Paris, na França, mas foi para os Estados Unidos ainda jovem. Em meados de 1956, voltou ao seu país de origem e, aos 18 anos, foi selecionada para o papel de Joana D’Arc no filme Santa Joana.

Com isso, sua carreira decolou, fazendo com que Seberg fosse convidada para diversas produções de sucesso, incluindo Breathless, a obra de Jean-Luc Godard que lhe garantiu seu título. No entanto, sua vida não foi tão próspera, pois a atriz acabou falecendo em setembro de 1979, aos 40 anos de idade.

image 161
Jean Seberg em “Breathless” (1960)

Embora a polícia francesa tenha determinado a causa de sua morte como suicídio, o óbito de Seberg, que também era ativista, se tornou alvo de uma grande conspiração. Seu segundo ex-marido, Roman Gary, veio a público alegar que a atriz foi morta por culpa do FBI, que fez uma verdadeira campanha contra ela.

Isso porque Seberg teve um susposto romance com Hakim Jamal, com quem alegavam que ela teve um filho. Devido às constantes campanhas de difamação, a atriz supostamente teria se matado. Mas anos mais tarde, documentos vazados do Programa de Contrainteligência confirmaram o ataque contra ela.

40 anos depois de sua morte, o cineasta Benedict Andrews decidiu contar a história de Seberg através do filme Seberg Contra Todos, com roteiro de Joe Shrapnel e Anna Waterhouse, lançado em 2019. O longa arrecadou críticas negativas, mas a atriz Kristen Stewart foi elogiada por sua atuação.

Mais sobre Seberg Contra Todos: trama, elenco e onde assistir ao filme

Em meados da década de 1960, a atriz Jean Seberg está no auge de sua popularidade, graças ao sucesso de vários filmes rodados na França. Ela então decide viajar para os Estados Unidos, onde conhece o ativista dos Panteras Negras Hakim Jamal, com quem acaba se envolvendo.

Seberg passa a ser uma das financiadoras do movimento, ao mesmo tempo em que mantém um caso com Hakim. Mas isso a coloca no alvo do FBI, que mantinha um programa de vigilância contra os Panteras Negras. Desta forma, a agência inicia um plano de difamação contra a atriz.

Além de Kristen Stewart, o elenco do filme também inclui nomes como Anthony Mackie, Jack O’ Connell, Margaret Qualley, Vince Vaughn, Colm Meaney, Zazie Beetz, entre outros. Seberg Contra Todos está disponível apenas para aluguel online em plataformas como Prime Video e Apple TV+. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.