Quando se fala do próprio objeto de votação da Academia, é perceptível que o Oscar parou no tempo, prestigiando uma fórmula cinematográfica engessada e que desconsidera um dos principais pontos da sétima arte, o público.
Com isso, a instituição que praticamente ignora os grandes fenômenos de bilheteria, os novos formatos de se fazer cinema e os gêneros mais populares. Dentre os gêneros normalmente ignorados pelo Oscar, está aquele que choca e surpreende o grande público: o horror.
Alguns clássicos do cinema do gênero, como O Bebê de Rosemary, Tubarão, ou Drácula de Bram Stoker, bem como alguns grandes sucessos contemporâneos como Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet ou Cisne Negro, chegaram a conquistar suas estatuetas na premiação. Mas é certo que o gênero demora a aparecer nos holofotes da Academia.
Tentativa séria ou piada de mal gosto?
Tendo isso em mente, a distribuidora Bloody Disgusting decidiu submeter Terrifier 2, filme que tem feito o público passar mal, para consideração para o Oscar 2023. A companhia não parou por aí e também lançou um trailer especial para divulgar a campanha para o filme.
O próprio produtor, Brad Miska, co-fundador da Bloody Digusting, sabe que isso é apenas uma brincadeira. “Não, isso nunca vai realmente acontecer. Sim, sabemos que é uma bobagem total. Mas quer saber? A imagem de membros da Academia encarando um filme de terror com classificação extrema que eles considerariam abaixo deles? Essa é uma oportunidade hilária demais para deixar passar,”.
“Mas falando sério, é totalmente louco que esse slasher esteja realmente sendo exibido em cinemas pelos Estados Unidos. O filme conseguiu escapar para os cinemas totalmente sem cortes e tão sangrento quanto pode ser,” ele continuou. “Nós quebramos todas as regras e os fãs nos recompensaram com um suporte que abalou o sistema. E nós temos histórias de vômito para provar.” – completou Miska.
Conhecido por ter feito pessoas passarem mal e até desmaiado em suas sessões, Terrifier 2 é uma das histórias de sucesso na bilheteria de 2022, ultrapassando US$ 5 milhões arrecadados num orçamento de apenas US$ 250 mil.
O filme conta a história de um palhaço que, após ser ressuscitado por uma entidade sinistra, retorna ao Condado de Miles, onde tem como alvo uma adolescente e seu irmão mais novo na noite de Halloween. Terrifier 2 tem roteiro e direção de Damien Leone e conta com Felissa Rose, David Howard Thornton, Lauren LaVera, Elliott Fullam e Chris Jericho no elenco.
Ainda não há previsão para Terrifier 2 estrear no Brasil, mas a distribuidora A2 já anunciou que o filme será lançado por aqui – e possivelmente nos cinemas.