Remakes de filmes em geral podem ser um sucesso ou um fracasso. O remake do clássico A Hora do Pesadelo, por exemplo, lançado em 2010, foi violentamente bombardeado pela crítica e público. Inclusive, o próprio ator por trás do novo Freddy Krueger, Thomas Dekker, admitiu em entrevista que o diretor era um mercenário contratado para fazer com que o filme fosse bonito plasticamente, apenas por dinheiro.
Mesmo assim, ainda existem bons remakes de filmes na indústria. Os remakes tem diferentes intenções: globalizar uma obra de outra cultura, adaptando-a para uma cultura mundial, revitalizar um clássico afim de corrigir erros por limitações de produção ou até mesmo, apresentá-lo sob uma nova ótica para novas gerações.
Alguns desses projetos conseguem ser tão ou mais promissores do que suas ideias originais, cativando o público e garantindo uma posição de respeito na história do cinema, sendo utilizados como referência.
Nos anos 2000, uma onda de remakes começou a surgir, nomeada de “era dos remakes sombrios”, que entregou muitos trabalhos mornos e sem muito a acrescentar. Entretanto, alguns se destacaram por seu esforço e respeito a obra original, onde realmente sentiu-se por parte da direção, produção e/ou elenco uma real vontade de homenagear e relembrar o clássico que inspirou o trabalho.
Romero, Raimi e Argento: revitalização de suas obras clássicas
Existem diretores, como George Romero e Dario Argento, por exemplo, que conquistaram sua fama por entregar ao público filmes que são tidos como exemplos de cinema de horror até hoje, criando estilos específicos de filme para diferentes plateias do gênero.
Há também diretores conhecidos por seu estilo, como o caso de Sam Raimi, que transforma a câmera em um personagem de seus filmes, afim de trazer o espectador de fato para dentro da trama. Além dos citados, diretores como Wes Craven, Hideo Nakata e Tobe Hooper, por exemplo, criaram obras tão marcantes que o público enxerga a necessidade de serem revitalizadas, visando a atemporalidade.
A lista abaixo lista 5 remakes de terror dos anos 2000 que tem uma boa avaliação com o público do gênero:
- A Morte do Demônio (2013)
Dirigido por Fede Alvarez e produzido pelos próprios Sam Raimi e Bruce Campbell, a trama acompanha a jovem Mia, viciada em drogas que, uma tentativa de desintoxicar, ela e seus amigos vão para uma cabana isolada. Lá, eles encontram um livro que, após ser lido em voz alta, libera uma força demoníaca. Até eles se darem conta de que estão diante de algo sobrenatural, pode ser tarde demais.
Remake de Uma Noite Alucinante – A Morte do Demônio (1981)
- O Chamado (2002)
Dirigido por Gore Verbinski, acompanhamos a jornalista Rachel Keller, que decide investigar a morte de sua sobrinha e descobre que quatro adolescentes morreram misteriosamente sete dias depois de assistir a um vídeo com imagens assustadoras. Agora ela tenta solucionar o mistério e impedir que a profecia se realize, já que ela e seu filho também assistiram ao vídeo.
Remake de Ringu (1998)
- Suspiria: A Dança do Medo (2018)
O remake dirigido por Luca Guadagnino acompanha Susie Bannion, uma jovem bailarina americana, que vai para a prestigiada Markos Tanz Company, em Berlim. Ela chega assim que Patricia desaparece misteriosamente. Tendo um progresso extraordinário, com a orientação de Madame Blanc, Susie acaba fazendo amizade com outra dançarina, Sara, que compartilha com ela suas suspeitas obscuras e ameaçadoras.
Remake de Suspiria (1977)
- O Massacre da Serra Elétrica (2003)
Dirigido por Marcus Nispel, o filme é inspirado em uma história real, baseado no arrepiante relato de um grupo de amigos, que durante uma viagem pelo Texas, e depois de dar carona a uma menina que grita por socorro, são atacados por um maníaco descontrolado, vestindo uma horripilante máscara feita de couro humano e armado de uma motosserra.
Remake de O Massacre da Serra Elétrica (1974)
- Madrugada dos Mortos (2004)
Tido como um dos melhores filmes de Zack Snyder, o filme fala sobre uma que praga assola os EUA, que acaba dominada por milhões de zumbis canibais. Contudo, acompanhamos um pequeno grupo de sobreviventes refugia-se em um shopping center.
Remake de Despertar dos Mortos (1978)