A A24, chamada originalmente de A24 Films, vem trilhando um belo caminho e ganhando prestígio na indústria hollywoodiana. Em seis anos de atividade, a produtora independente já conquistou seis estatuetas do Oscar, incluindo um de melhor filme por Moonlight (2016).
Inicialmente, a produtora tinha como principal objetivo a distribuição de filmes, mas com o sucesso de Spring Breakers: Garotas Perigosas, filme estrelado por James Franco em 2012, os fundadores viram que era hora de crescer com os negócios.
Suas produções do gênero de terror, como A Bruxa (2016) e Hereditário (2018), já são considerados clássicos modernos do cinema e talvez sejam as produções mais reconhecidas pelo grande público. E justamente neste setor, um grande destaque foi colocado numa trilogia formada pelos filmes X – A Marca da Morte, Pearl (ambos de 2022) e Maxxxine (ainda sem data de estréia), que revitalizaram o slasher.
Pearl talvez seja o mais curioso dos 3, não só pelo enredo do filme em si, mas também pela história de sua produção, que só se deu devido à pandemia de Covid-19 e à vontade da atriz Mia Goth em preparar seu personagem para o primeiro filme da trilogia, o que acabou dando ao diretor Ti West a ideia para construir o prólogo.
Ideia de bastidores, enredo e onde assistir Pearl
O diretor estava preparando “X” quando veio a pandemia e todas as produções foram paralisadas, sem data para retornar. Insistindo em filmar no verão, o cineasta e o estúdio A24 encontraram uma solução: viajar para outro continente.
O país escolhido foi a Nova Zelândia, que na época estava com uma política de Covid-Zero. Ou seja, o país fazia um controle restrito de quem entrava, colocando-os em quarentena por duas semanas. E, depois disso, todos poderiam circular livremente.
West e seu elenco precisaram ficar em isolamento, enquanto aguardavam o início das filmagens. Nesse período, ele e Mia Goth começaram a discutir o passado de Pearl, a psicopata anciã de X, que a atriz interpretou sob pesada maquiagem.
E a conversa se tornou tão boa que os dois passaram a considerá-la como base para um prólogo do filme, que West começou a escrever com ajuda da atriz e que foi filmado aproveitando os mesmos sets, em sequência.
A trama se desenrola da seguinte forma: presa na fazenda isolada de sua família, Pearl deve cuidar de seu pai doente sob a vigilância amarga e autoritária de sua mãe devota. Desejando uma vida glamourosa como ela viu nos filmes, Pearl encontra suas ambições, tentações e repressões colidindo nesta história de origem impressionante e inspirada em X – A Marca da Morte.
Pearl foi lançado em 16 de setembro de 2022 nos cinemas e ainda não há previsão de estreia em streaming. Porém, outros filmes da produtora A24 estão disponíveis nos principais aplicativos como Netflix, Amazon Prime Video e HBO Max.
Assista ao trailer: