Lançado em maio deste ano, o filme Nahir – Entre a Paixão e as Grades chamou a atenção dos fãs de true crime quando foi disponibilizado no catálogo do Prime Video. Isso porque a produção se baseou em um dos crimes mais falados dos últimos anos na Argentina, que gera debates até hoje no país.
Conhecido como o “Caso Galarza”, o ocorrido refere-se ao processo judicial no qual Nahir Mariana Galarza filha de um oficial de polícia, foi acusada de um assassinato em dezembro de 2017, na cidade de Gualeguaychú, na província de Entre Rios, na Argentina.
Dirigido por Hernán Guerschuny, o documentário busca explorar as complexidades e os mistérios que cercam o caso, aprofundando-se nas motivações e as circunstâncias que envolveram o crime e apresentando melhor as pessoas envolvidas, embora tome certas liberdades de roteiro.
Mesmo misturando fatos e ficção, Nahir – Entre a Paixão e as Grades consegue manter o espectador vidrado até o último segundo, principalmente pelas reviravoltas surpreendentes do roteiro. O documentário está disponível exclusivamente no catálogo do Prime Video. Assista ao trailer:
Mais sobre o caso Nahir Galarza: conheça a história real
Na madrugada de 26 de dezembro de 2017, Fernando Gabriel Pastorizzo, de apenas 20 anos na época, foi assassinado com dois disparos de arma de fogo. Seu corpo foi encontrado ao lado de sua motocicleta, sem nenhum sinal claro dos motivos do crime. Na garupa, ele levava sua namorada, Nahir Galarza.
A moça voltou andando para casa, e na manhã em que o cadáver do namorado foi encontrado, ela chegou a fazer uma publicação sobre seu relacionamento em suas redes sociais. Posteriormente, Nahir confessou o crime tanto para seus pais, quanto para as autoridades.
Ela utilizou a pistola 9mm de seu pai, que era um oficial da polícia local, para alvejar Fernando nas costas e no peito. Com apenas 19 anos na época, Nahir se tornou a mulher mais jovem a ser condenada à prisão perpétua na Argentina. Até hoje, ela permanece cumprindo pena.