Apesar de muitos filmes se inspirarem em histórias reais, é inegável que existam toques de ficção para que a história possa ser trazida para as telas. Mas ainda assim, uma grande parcela dos fatos são mantidos, conseguindo representar de forma quase fiel muitos dos eventos.
No Brasil, é muito comum surgirem produções que se baseiam em acontecimentos reais, e isso inclui histórias sobre a criminalidade. E em entrevista ao podcast Inteligência Ltda., o ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel revelou quais destes filmes focam na perspectiva dos bandidos. Confira:
Pixote, a Lei do Mais Fraco
Baseado no livro Infância dos Mortos, de José Louzeiro, o filme mostra o dia a dia cruel dos jovens delinquentes do Brasil, a partir da perspectiva do jovem Pixote, que junto de outros amigos, torna-se traficante, assassino e, até, cafetão.
Cidade de Deus
A vida na Cidade de Deus não é fácil, pois conforme os anos avançam, o crime organizado se fortifica na comunidade. Neste cenário, Buscapé encontra na fotografia uma forma de escapar dos rumos da violência, que naquele local, parece ser infinita.
Carandiru
Dentro do Carandiru, o maior presídio da América Latina, durante a década de 1990, um médico sanitarista realiza o trabalho de prevenção ao vírus HIV. No local, ele se depara com a dura realidade dos detentos, mas enxerga o lado frágil, romântico e sonhador dos homens cumprindo pena.
Meu Nome não é Johnny
Embora tenha nascido em boas condições de vida, João Guilherme Estrella decide entrar no mundo das drogas e se torna o rei do tráfico de drogas da zona sul do Rio de Janeiro. Logo, o rapaz inteligente e adorado pelos pais se torna alvo da polícia e enfrenta a dura realidade de um criminoso.
Marighella
O revolucionário Carlos Marighella tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro. Mas apesar de ser acompanhado por um grupo de jovens guerrilheiros, a censura militar descredita a revolução, transformando-o no inimigo público número 1 do país.