A banda Queen é um grupo de rock formado nos anos 1970 que revolucionou o gênero misturando música clássica aos riffs e solos de guitarra típicos do Rock n’ Roll. Porém, a trajetória da banda é bem comprida e, antes de eles se tornarem esse fenômeno eternizado no hall da fama das maiores bandas de rock da história, eles enfrentaram vários desafios.
Mesmo assim, com a lenda Freddie Mercury nos vocais e os talentosos Brian May, Roger Taylor e John Deacon nos instrumentos, Queen se tornou um dos quartetos britânicos mais famosos de todos os tempos, não sendo nenhum exagero compará-los a grandiosidade de grupos como The Who e até mesmo The Beatles.
Deacon, baixista da banda, foi o último dos quatro membros a entrar para o grupo em 1971 e também o mais jovem, tendo apenas 19 anos quando foi efetivado.
Deacon é o autor de um grande número de sucessos do Queen, incluindo os singles “You’re My Best Friend”, “Spread Your Wings”, “Back Chat”, “I Want to Break Free” e o maior sucesso de todos, o single mais vendido da banda nos Estados Unidos, “Another One Bites the Dust”, bem como outras faixas de praticamente todos os discos do Queen.
Após o falecimento de Freddie Mercury em 1997, John Deacon continuou mais seis anos como baixista do Queen até decidir deixar a banda, em 1997. Segundo os integrantes restantes da banda, o baixista não soube lidar com a perda do amigo e decidiu se afastar de tudo relacionado ao grupo.
Afastamento profissional e pessoal
Deacon decidiu não participar do super grupo Queen + Paul Rodgers, mas apoiou a iniciativa dos ex-companheiros de banda. Ele também não se apresentou na indicação do Queen para o Rock and Roll Hall of Fame em 2001. Também não aceitou acompanhar as filmagens do filme Bohemian Rhapsody, sobre a carreira da banda Queen, que estreou nos cinemas em 2018.
O músico aposentado também não participa das apresentações com Adam Lambert. Brian May deixa claro que se dependesse das vontades sua e de Roger Taylor, o baixista ainda estaria envolvido. Porém, como mostrado no documentário The Show Must Go On: The Queen + Adam Lambert Story, quando Roger Taylor relembra o momento que o músico decidiu deixar a banda, ele diz que Deacon surtou.
“John surtou e decidiu que ele não conseguiria lidar mais com a indústria da música, era um período estranho. Realmente a banda estava acabada”, disse Taylor.
Para May, o antigo colega talvez não se adaptaria tanto à forma como funciona hoje a indústria musical. Além disso, ele também já falou sobre a relação que mantém com o ex-baixista do Queen. Em entrevista à Rolling Stone EUA, May declarou que não há contato com John. com John. “Ele não quer. Ele quer ficar isolado e no próprio universo” – completou.
Apesar da distância, John ainda é consultado para as decisões financeiras da banda, de acordo com o guitarrista do Queen.
“Nós não decidimos nada da parte financeira sem falar com ele […] Ele continua com os olhos nas finanças. John Deacon continua sendo John Deacon” – concluiu May.