A Casa do Dragão teve inspiração em família que existiu na vida real
Para criar o universo de “Game of Thrones” (2011-2019), o autor George R.R. Martin tirou inspiração de vários pontos da história da Europa Medieval. Já é bem conhecido entre os fãs que a Guerra das Rosas inspirou “GoT”, mas você sabe qual a inspiração por trás de “A Casa do Dragão” (2022-presente) e da família Targaryen?
A luta de poder entre Rhaenyra (Emma D’Arcy) e Aegon (Tom Glynn-Carney) foi inspirada no período conhecido como “A Anarquia”, que aconteceu na Inglaterra no início do século XII.
O rei Henrique I teve vários filhos ilegítimos, mas sua esposa, a rainha Matilda, teve apenas dois: uma filha mais velha também chamada Matilda e um filho: William. Até aí tudo bem: William seria o herdeiro. Mas ele morreu aos 17 anos depois de tentar atravessar o Canal da Mancha no meio da noite (e bêbado). A rainha morreu dois anos depois.
O rei voltou a se casar, mas sua segunda esposa, Adeliza de Louvain, não teve filhos. Sem herdeiros homens, Henrique decidiu nomear Matilda como sua herdeira – assim como Viserys (Paddy Considine) fez com Rhaenyra -, uma decisão polêmica por causa da misoginia da época. O rei fez seus súditos jurarem lealdade a Matilda, mas a posição de autoridade dela foi testada logo depois da morte do pai.
Em “A Casa do Dragão”, o direito de Rhaenyra é questionado por seu meio-irmão mais novo, mas Matilda não tinha irmãos legítimos que pudessem tentar tomar o trono. Quem questionou ela foi o seu primo: Stephen de Blois, filho da irmã de Henrique I, Adela, com um conde francês. Ele conquistou muito apoio e conseguiu ser coroado, iniciando o período conhecido como “A Anarquia”.
O período turbulento terminou com o filho de Matilda, Henrique II, subindo ao trono após a morte de Stephen. Matilda governou apenas por um breve período em 1141 e a Inglaterra só foi ter uma rainha governante quase quatro séculos mais tardes, com a ascensão de Mary I ao trono em 1553.
“A Casa do Dragão”
“HBO apresenta ‘A Casa do Dragão’, uma série original baseada no livro de George R.R. Martin ‘Fogo & Sangue’. Situado 200 anos antes dos eventos de ‘A Guerra dos Tronos’, a série segue a emocionante história da Casa Targaryen” (sinopse oficial da HBO).
Os episódios estão sendo lançados semanalmente, às 22h, na HBO e na Max.
Fonte: Smithsonian Magazine.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.