No mundo das artes e da música sempre existiu a ameaça do plágio. Entre acusações infundadas e cópias não autorizadas descaradas, é um assunto recorrente até os dias de hoje. Além de ser uma atitude antiética artisticamente, o plágio é crime previsto em lei, no artigo 184 do Código Penal.
Grandes artistas da música nacional e internacional já foram acusados de plágio. Alguns de forma infundada, mas outros pagaram caro por isso. Em um mundo cada vez mais conectado, esse problema parece se agravar, já que tudo pode ser encontrado na internet.
A própria música passa por um momento de transformação, onde os estilos parecem se fundir e todos influenciam todos. Alguns especialistas chegam a afirmar que nos tempos atuais, a originalidade é quase um mito, já que tudo o que se produz, foi inspirado em algo que já se ouviu, mesmo que de forma subconsciente.
Concordando ou não com a polêmica opinião, o fato é que o plágio existe juridicamente, buscando punir aqueles que infringem os direitos autorais.
Recentemente, a cantora e compositora americana Taylor Swift, que já esteve envolvida em casos parecidos, foi acusada por usuários de uma rede social de plagiar uma figura de um outro espectro musical: o lendário Alice Cooper.
No Body, No Crime x Poison: houve plágio ou não?
As músicas em questão, apontadas pelos usuários do Twitter, foram No Body, No Crime do disco Evermore, lançado em 2020 pela cantora, e a música Poison, do álbum de 1989 Trash, do roqueiro.
Segundo as postagens, a melodia de determinado trecho da música da cantora lembra muito um trecho da música Poison.
Outros dizem que apenas a vibe é parecida, mas não negam a semelhança.
Para uma comparação, as duas músicas com os trechos em questão estão destacadas abaixo. Nota-se uma leve semelhança na melodia, mas nada foi confirmado até o momento:
A cantora Taylor Swift deverá ir a julgamento em janeiro de 2023 após o juiz Michael W. Fitzgerald negar o pedido da artista para derrubar um processo de violação de direitos autoras a respeito do hit Shake It Off, lançado em 2014.
Em 2017, os compositores Sean Hall e Nathan Butler entraram com uma ação de violação de direitos autorais alegando que o refrão de Shake It Off foi plagiado da música Playas Gon’ Play, de 2001, em que eles escreveram para o grupo 3LW, de R&B.