O filme dirigido por Svyatoslav Podgaevskiy vem de fora do circuito hollywoodiano. Isso porque o A Babá vem diretamente da Rússia, das mãos do mesmo diretor de A Sereia – Lago dos Mortos e A Noiva. O longa é baseado em uma antiga lenda do folclore eslavo.
No folclore eslavo, Baba Yaga é um ser sobrenatural (ou um trio de irmãs com o mesmo nome) que tem a aparência de uma mulher deformada e/ou feroz e que voa pelos céus montada num almofariz, apagando os rastros que deixa com sua vassoura.
No filme, a criatura tem diferentes representações, remetendo à descrição dada pelo escritor Andreas Johns. Johns resume Baba Yaga como “uma figura multifacetada, capaz de inspirar pesquisadores a vê-la seja como Nuvem, Luz, Morte, Inverno, Cobra, Pássaro, Pelicano ou Deusa da Terra, ancestral matriarcal totêmica, iniciadora fêmea, mãe fálica, ou imagem arquetípica”.
Segundo o linguista germano-russo Max Vasmer o nome Baba-yaga poderia ter derivado do proto-eslavo ęgа, “dor”. Baba nas línguas cirílicas significa “avó”, enquanto Yaga é o diminutivo de Yadviga, nome eslavo derivado do alemão e equivalente ao antropônimo/topônimo Edviges.
Trama do filme e onde assistir
A história do longa se desenvolve da seguinte forma: Uma jovem família contrata uma babá para tomar conta de suas crianças, mas depois de conseguir a confiança dos pais, a nova guardiã começa a exibir um comportamento estranho. Quando seus pais se recusam a acreditar nele, o filho Egor precisa enfrentar a situação sozinho.
Até que ele descobre que a babá e sua irmãzinha desapareceram sem deixar rastro. Com seus pais em um estado hipnotizado, sem lembranças de sua própria filha, Egor percebe que sua família foi vítima de um antigo demônio chamado Baba Yaga. Com a ajuda dos seus amigos, ele deve parar a entidade antes que os seus pais esqueçam dele também.
A Babá – O Chamado das Sombras está disponível através dos aplicativos de streaming do Telecine Play e Globoplay.