Hellraiser (2022) traz a visão do diretor David Bruckner para a história escrita por Clive Barker e intitulada The Hellbound Heart, que inspirou o filme original. A personagem mais conhecida do longa é Pinhead, líder dos Cenobitas e interpretada na nova versão por Jamie Clayton (de Sense8).
A história, escrita por Barker, foi adaptada pela primeira vez em 1987, com roteiro e direção do próprio escritor. Assim nasceu o Hellraiser original, que acabou se tornando uma franquia, que adicionou nove sequências. O sucesso da franquia se baseia principalmente no icônico Pinhead.
Apesar do sucesso do primeiro filme, acompanhado de um subestimado mas competente segundo filme, a franquia decaiu ao longo dos anos, afastando inclusive o próprio criador da história de qualquer envolvimento com as produções. O mesmo aconteceu com Doug Bradley, intérprete original de Pinhead por 8 filmes da franquia, não participando de mais nenhum projeto por considerar uma falta de respeito com a história.
Quando o longa de Bruckner foi anunciado, a curiosidade dos fãs foi ao máximo, tentando entender qual seria a ideia por trás do projeto. Depois de diversas sequências mal avaliadas por crítica e fãs, qual seria o próximo passo da franquia?
Reboot da franquia, mas com uma história original
O novo Hellraiser não chega como uma sequência ao filme original de 1987, e nem trata-se de um remake tradicional. Em vez disto, o filme é uma readaptação da história de Clive Barker, assim como um reboot da franquia Hellraiser.
Bruckner está mais interessado na dor, no trauma, na culpa. Seu filme parte da incapacidade de Riley (Odessa A’Zion) de deixar totalmente seus vícios de álcool e drogas para trás e reorganizar sua vida. O namoro com o delinquente Trevor (Drew Starkey) não ajuda.
Quando os dois tentam ganhar uma grana fácil roubando um tesouro misterioso, o primeiro a pagar é Matt (Brandon Flynn), irmão da garota e primeira vítima da Configuração do Lamento que traz os Cenobitas à vida de Riley.
Agora, junto com Trevor e os amigos Colin (Adam Faison) e Nora (Aoife HInds), ela precisa descobrir a verdade por trás do artefato, e o bilionário Roland Voight (Goran Visnjic) tem as respostas. Ele, porém, é dado como morto.
A nova versão de Hellraiser conquistou sólidos 83% de aprovação no Rotten Tomatoes. O consenso geral é que o novo longa resgata o espírito de seu material de origem, com muitas cenas sangrentas, destacando a excelente performance da Jamie Clayton como a nova Pinhead.
Hellraiser é um filme original da plataforma Hulu e, como tal, está disponível para transmissão através da plataforma desde 7 de outubro de 2022. Foi lançado diretamente para streaming e não foi confirmada exibição em cinemas até o momento.