Existem aqueles filmes que costumam marcar a vida do telespectador, filmes que falam de histórias bíblicas, milagres e poder da oração que de alguma forma e em algum momento de nossas vidas nos tocou, seja ele um momento de fragilidade, sofrimento, emoção ou até mesmo quando estamos dispostos a nos entregar e receber o amor de Deus.
Assistir filmes gospel, acompanhado de pipoca e muita fé pode ser uma ótima opção de aprendizado, diversão e, até mesmo, humor para o final de semana. Dessa forma, é possível diversificar nos gêneros e também aprender sobre os ensinamentos que as obras podem oferecer, além de revisitar obras clássicas do mundo gospel nos cinemas.
Os filmes estão disponíveis no catálogo de muitos dos aplicativos de streaming mais populares, como Netflix, Amazon Prime, HBO Max, Disney+ e Star+, entre outros, para que sejam aproveitados por toda a família.
De épicos bíblicos à fé nos tempos modernos
Há quem diga que os filmes gospel envolvem apenas filmes bíblicos como A Paixão de Cristo (2004) ou Ressurreição (2016). Estes filmes ilustram diferentes perspectivas da fé através dos tempos, englobando até mesmo os tempos atuais. Na lista abaixo, podem ser conferidos 16 filmes que apresentam diferentes eras do cinema gospel.
- Mostra-me o Pai (2021)
O filme é um documentário dos Irmãos Kendrick que traz histórias sobre paternidade de uma forma emocionante. Assim, as narrativas convidam o público a refletir sobre o papel dos pais na vida de cada um, assim como a importância de Deus.
- O Marido Perdido (2020)
Depois da morte súbida do esposo, Libby precisa cuidar dos filhos e recomeçar a sua vida. Sem ter onde morar, ela se muda para a fazenda da tia, localizada no Texas rural. Por lá, a protagonista conhece James, um trabalhador do local, que ajuda a família a se adaptar à nova rotina, reacendendo a esperança nos seus espíritos.
- A Fall from Grace (2020)
Grace é uma mulher de meia idade, conhecida por ter um coração bom e justo. Depois de ter sido traída pelo ex-marido, ela redescobre o amor junto de um homem mais jovem, com quem se casa. Pouco tempo depois, o companheiro morre e Grace se torna a principal suspeita. Com o apoio de uma advogada inexperiente, ela luta pela sua liberdade, sem perder a fé em Deus.
- Superação – O Milagre da Fé (2019)
John Smith é um adolescente que sofre um acidente enquanto brinca no gelo e acaba ficando preso debaixo de água durante alguns minutos. Quando o filho entra em estado de coma, Joyce não desiste e continua orando pela recuperação.
- Entrevista com Deus (2018)
A trama segue os passos de Paul Asher, um jornalista que regressa a casa, após uma temporada no Afeganistão, onde era correspondente de guerra. Abalado por tudo que viveu, ele não consegue mais ser a mesma pessoa. É aí que encontra uma oportunidade única: entrevistar alguém que afirma ser Deus e encontrar respostas para as grandes questões existenciais que nos assombram.
- A Caminho da Fé (2018)
Inspirado em fatos, o drama biográfico dirigido por Joshua Marston conta a história do pastor norte-americano Carlton Pearson e o seu afastamento da congregação. Embora seja uma figura consagrada na sua comunidade, o homem começa a questionar alguns ensinamentos que lhe foram transmitidos, duvidando da existência do Inferno.
- A Cabana (2017)
O enredo é protagonizado por Mackenzie Phillips, um homem traumatizado pela perda da filha de seis anos, que teria sido sequestrada e assassinada numa cabana. Tudo muda quando ele recebe um bilhete de Deus, ordenando que regresse ao local onde tudo aconteceu.
- Milagres do Paraíso (2016)
Anna é uma garota de 10 anos que sofre de uma doença difícil de diagnosticar e que pode ser fatal. Seus pais, que eram devotos, começam a questionar a sua fé, até que a cura chega de repente. Baseado no romance homônimo de Christy Beam, o filme evangélico dirigido por Patricia Riggen foi inspirado em um caso que, aparentemente, ocorreu nos Estados Unidos da América.
- Quarto de Guerra (2015)
O filme conta a história de Elizabeth e Tony, um casal que está enfrentando dificuldades no relacionamento, com várias discussões e um afastamento cada vez maior. Essa atmosfera de tensão começa a se alterar quando a esposa conhece uma mulher mais velha que a ensina a rezar e a manter a esperança.
- Você Acredita? (2015)
O filme evangélico dirigido por Jon Gunn conta a história de um pastor que conhece um morador de rua pregando a sua fé. A partir daí, começa a realizar várias ações para ajudar os outros, fazendo com que os caminhos de várias pessoas acabem se encontrando.
- Victor (2015)
A história é passada na década de 60, em Brooklyn, onde o jovem vive na pobreza e acaba se envolvendo com uma gangue violenta. Apesar de sua conduta sombria, o protagonista consegue mudar de vida com o amor e o apoio dos pais.
- Noé (2014)
Esta adaptação ambiciosa da história de Noé revela as visões que o levaram a realizar as profecias do apocalipse e a construir uma arca para sobreviver.
- O Céu é de Verdade (2014)
Baseado no livro escrito pelo pastor evangélico Todd Burpo, o filme relata a história de seu filho, Colton, e foi dirigido por Randall Wallace. Depois de ser submetido a uma cirurgia de emergência, o menino desperta afirmando que conversou com os anjos e conseguiu ver o Paraíso.
- O Poder da Graça (2010)
O drama cristão dirigido por David G. Evans conta a história de Mac McDonald, um policial que enfrenta várias dificuldades familiares e laborais depois da morte do filho em um acidente. A sua vida é alterada quando ganha um novo parceiro de profissão: Sam Wright, um pastor que começa a trabalhar nas forças policiais para sustentar a família.
- Cartas Para Deus (2010)
O filme foi inspirado em um caso verídico e conta a história de Tyler Doherty, um menino que luta contra um câncer. Embora muita gente em volta duvide da sua recuperação, o menino não deixa de acreditar e começa a escrever as suas orações em forma de cartas.
- Para Salvar Uma Vida (2009)
Depois de viver um evento traumático com um antigo amigo de infância, Jake Talor começa a questionar o seu propósito, apesar de levar uma vida aparentemente perfeita. O filme de Brian Baugh aborda temáticas adultas e foi recebido com alguma controvérsia pela crítica norte-americana.